Minas Gerais atinge 8 GW em energia solar fotovoltaica e garante liderança nacional

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Cerca de um quinto de toda a energia solar produzida no Brasil está concentrada em Minas Gerais. É o que aponta o levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2024. 

O feito é decorrente da somatória da geração de energia solar centralizada (4,33 GW), ou seja, grandes centrais de produção de energia elétrica como usinas; junto à modalidade distribuída (3,67 GW), que é a energia gerada na própria região de consumo. 

A somatória destes resultados reforçam o papel de protagonismo exercido pelo estado em relação a esse tipo de energia, além do compromisso do Governo de Minas com a geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis.

Ao atingir 8 GW, a energia solar em operação de Minas corresponde a 71,27% da capacidade instalada total da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, maior usina hidrelétrica do Brasil e a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, segundo a Aneel. 

No comparativo, a  potência instalada também é capaz de abastecer 5.2 milhões de residências (com um consumo médio residencial de 170 kWh/mês) e beneficiaria mais de 15,8 milhões de pessoas. 

Para compreender o sucesso de Minas Gerais na geração solar fotovoltaica, é fundamental ressaltar o papel do Projeto Sol de Minas, que tem alavancado seu protagonismo no setor desde a sua criação em 2019. 

Depois da implementação do projeto, Minas Gerais passou de 518,55 MW de potência instalada em energia fotovoltaica em 2018 para 8.005,83 MW em 2024, um crescimento de mais de 15 vezes. 

Para o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral, o programa Sol de Minas não apenas prioriza a capacitação de gestores municipais, mas também desempenhapapel crucial na formulação de políticas públicas destinadas a impulsionar a geração de energia solar. 

Essas iniciativas, conforme destacadas pelo subsecretário, não só promovem o desenvolvimento da indústria solar em Minas Gerais, mas também elevam seu protagonismo no cenário energético estadual.

Energia renovável . Paracatu . Placas Solares .

XMCred Soluções Financeiras