O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (9) dois alertas para Minas Gerais, válidos até 10h de quarta-feira (10). Algumas regiões, como a Grande BH (Itaguara e Itatiaiuçu), Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Centro-Oeste e parte da Região Central, estão sob alerta laranja, que indica perigo por tempestades.
Nessas áreas, pode haver chuva muito forte, ventos entre 60 e 100 km/h, granizo e risco de quedas de árvores, alagamentos e falta de energia.
Outras regiões, incluindo Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, estão sob alerta amarelo, que representa perigo potencial por chuvas intensas. Nesses locais, pode chover forte e ventos de 40 a 60 km/h podem ocorrer, com possibilidade de alagamentos e queda de galhos.
Os alertas foram emitidos por causa da influência do ciclone extratropical que atua no país. Mesmo sem avançar para o Sudeste, a combinação de umidade, ventos e frente fria pode provocar temporais isolados em Minas Gerais.
O Inmet recomenda evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar perto de postes, torres e placas, e desligar aparelhos elétricos sempre que possível. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

