Projeto de formação em cinema da Atlas Renewable Energy contou com exibição de documentários em Paracatu (MG)

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A Oficina Ecoar, um projeto de formação em cinema documental promovido pela Atlas para grupos de diferentes manifestações culturais de Paracatu (MG), exibiu os mini documentários autorais produzidos pelos participantes no dia 26 de julho, no Anfiteatro da Casa de Cultura de Paracatu, contando com a presença de 100 pessoas.

O programa foi idealizado pela Atlas Renewable Energy e seus sócios, Albras e Hydro Rein,  no município onde a empresa construiu o Complexo Fotovoltaico Boa Sorte, e contou com o apoio da produtora JANZ.Media e parceria da Fundação Conscienciarte e Secretaria Municipal de Cultura para o desenvolvimento do projeto.

A ideia da Oficina Ecoar é proporcionar autonomia e independência a pessoas que, historicamente, não tiveram acesso, condições ou ferramentas de levar suas narrativas até o público em geral, fortalecendo a preservação da memória de suas identidades e culturas.

Nas oficinas, os participantes aprenderam técnicas cinematográficas e, ao final do curso, produziram um minidocumentário autoral sobre as manifestações culturais às quais pertencem. Foram identificados quatro grupos alvos para a documentação audiovisual: Quilombo São Domingos, Quilombo Família dos Amaros, Casa Sandrelle e o Grupo Axé Dendê Capoeira, representados por Brenda Reis, Natanael Fernandes, Carlos Rousseau e Sofia Ferreira, respectivamente.

A Atlas realiza, em todos os seus projetos, iniciativas socioambientais voltadas à melhoria da qualidade de vida e empregabilidade das pessoas das comunidades do seu entorno, premissa que faz parte do DNA da empresa.. 

“Estamos muito felizes com a oportunidade de desenvolver esse projeto na cidade de Paracatu, ainda mais por todo o sentimento de reconhecimento e pertencimento que traz à comunidade. Reunir 100 pessoas no Anfiteatro da Casa de Cultura de Paracatu para assistir aos mini documentários autorais demonstra a importância desse projeto”, afirma Luiza Callado, Coordenadora de Direitos Humanos e Trabalhista da Atlas Renewable Energy.

As aulas aconteceram de forma presencial e on-line, abordando de maneira prática e teórica as formas e ferramentas de fazer cinema. Constaram na programação prática: roteiro de documentário, gravação, produção e edição. Já na parte teórica os alunos receberam conhecimento sobre Cinema Novo, documentários nacionais, escrevivência, o olhar do estrangeiro e mestre dos saberes. Durante todo o período, os participantes receberam uma bolsa de apoio financeiro para a participação no projeto.

Ao final do curso, cada grupo de trabalho produziu um minidocumentário autoral, que foi exibido de maneira aberta e gratuita no Anfiteatro da Casa de Cultura de Paracatu no dia 26 de julho, importante local para a história da cidade. 

Para mais informações, visite: https://www.atlasrenewableenergy.com/pt-br/

fonte: foto/divulgação

XMCred Soluções Financeiras