Paracatu é Destaque no Empreendedorismo Rural e vence o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, a cidade de Paracatu, situada no noroeste de Minas Gerais, celebrou uma conquista significativa ao vencer o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Empreendedorismo Rural. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, que contou com a presença de cerca de 300 convidados, incluindo representantes dos 24 municípios finalistas, prefeitos, secretários, líderes e autoridades municipais e estaduais.

O reconhecimento foi concedido ao projeto “Paracatu, a Locomotiva da Agricultura Familiar”, uma iniciativa que visa desenvolver políticas públicas para fortalecer os produtores rurais, focando na diversificação e melhoria da produção agrícola, com o intuito de aumentar a renda e enfrentar os desafios enfrentados no campo. As políticas de fomento ao empreendedorismo rural implementadas foram fundamentais para o sucesso do projeto, gerando resultados positivos tanto para os produtores quanto para toda a cidade de Paracatu.

Entre os principais resultados alcançados pelo projeto estão a expansão das áreas agricultáveis, a adoção de novas tecnologias, a organização e legalização das associações rurais, a diversificação e escoamento da produção, a regularização e estruturação das cadeias produtivas, como apicultura e avicultura, além da implementação de feiras de agronegócio e a regularização fundiária. Essas ações resultaram em um aumento significativo da renda dos produtores, melhoria na qualidade de vida no campo e um maior movimento econômico para todo o município.

O prefeito de Paracatu, Igor Pereira dos Santos, expressou sua satisfação com o prêmio, destacando que essa é a segunda vez que a cidade é reconhecida durante sua gestão. Ele ressaltou que esse feito é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo de várias gerações e gestões.

A premiação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora contou com a participação de mais de 300 projetos de aproximadamente 250 municípios de Minas Gerais, distribuídos em 10 categorias distintas. Paracatu competiu com outras 29 iniciativas na fase final, representando 24 municípios. Além de Paracatu, outros municípios também foram reconhecidos em diferentes categorias, demonstrando a diversidade e o engajamento dos gestores municipais em promover o desenvolvimento socioeconômico.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, ressaltou a importância dessas iniciativas inovadoras, afirmando que cada uma delas é um exemplo do esforço dos municípios em buscar a melhoria na gestão de forma diferenciada. Ele destacou que esses projetos não apenas impulsionam o desenvolvimento econômico e social, mas também inspiram outros municípios a adotarem estratégias semelhantes.

Ao longo das 12 edições do Prêmio Prefeitura Empreendedora, já foram reconhecidas 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm servido de inspiração para diversas localidades do estado a aprimorarem suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social. Paracatu agora se destaca como um exemplo de sucesso no empreendedorismo rural, inspirando outras comunidades a seguirem seu exemplo em busca de um futuro próspero e sustentável.

XMCred Soluções Financeiras