Servidores do IFTM de Paracatu aderem a greve nacional por tempo indeterminado

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro em Paracatu (MG), anunciou oficialmente sua adesão à greve proposta pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A paralisação, que teve seu comando nacional instalado na segunda-feira (8), terá duração indeterminada.

Além de interromper as atividades em diversas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a greve também prevê mobilizações locais e nacionais nas ruas. Em comunicado, o IFTM expressou seu entendimento de que a greve é um direito dos servidores, cujas demandas são compartilhadas por todas as instituições educacionais federais do país. Entre as pautas da greve estão a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT), recomposição salarial, revogação de normas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos anteriores e a recomposição do orçamento, além do reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A gestão do IFTM ressaltou a importância das pautas defendidas pelas categorias, destacando a necessidade de uma reestruturação justa das carreiras e o investimento na educação pública de qualidade. Comprometeu-se também a manter um diálogo contínuo com o comando de greve para mitigar os impactos e atender às demandas dos servidores, mantendo o compromisso com a educação de excelência.

Além de Paracatu, também aderiram à greve, os Institutos Federais de Ituiutaba, Patrocínio, Uberlândia e Uberaba.

XMCred Soluções Financeiras