Quando uma pessoa me procura com a dúvida sobre qual computador comprar, eu procuro saber a necessidade dela em ter um computador. É claro que um computador bom pra mim não será necessariamente bom para um servidor de dados, para o webdesigner, etc. Na coluna de hoje trago algumas dicas pra pessoa interessada em comprar um computador portátil mas está na dúvida entre o netbook e o notbook. Um notebook é, a grosso modo, um computador completo, possui maior capacidade de processamento e tanto suas placas de vídeo como seu hardware são mais potentes. Os notebooks podem fazer praticamente tudo o que um PC convencional faz, com a vantagem de consumir menos energia e ser portátil. Já comparado ao netbook, sua vantagem é ser multimídia. E o netbook, faz o quê? Netbook, como o nome diz, é mais voltado para navegação e mobilidade. O primeiro, Eee PC, foi lançado em 2007 pela Asus. Popularizou-se rapidamente por ser mais barato, leve e menor que os notebooks existentes té então. Um netbook possui configuração mais modesta que a do notebook e é melhor para executar tarefas simples. Netbooks são ótimos para levar à aula e fazer anotações, por exemplo. Também são o suficiente para apresentações e planilhas leves. Alguns modelos até permitem que você ouça MP3 e veja vídeos.
Qual a vantagem do Netbook sobre o Notebook?
Portabilidade – costuma pesar apenas 1kg, carrega-se na mochila tal qual um livro.
Autonomia – a bateria dos netbooks dura mais tempo ligada porque eles consomem menos energia. Algumas duram 8h, o que dispensa até a necessidade de transportar o carregador.
Resistência – os netbooks geralmente usam SSD, da família dos cartões de memória SD. É como se fosse um cartão interno que substitui o HD. O SSD não perde dados ao sofrer impactos.
Navegação 3G – devido ao crescente interesse das operadoras de telefonia celular, muitos netbooks vêm com chip de telefonia móvel, o que possibilita navegação nas redes 3G.
O netbook é o suficiente para quem leva o notebook ao trabalho, mas utiliza basicamente para checar e-mails, preparar apresentações leves e editar textos. O notebook está arriscado a perder as informações que armazena, além de ser mais pesado para transportar. O netbook realizaria as mesmas tarefas com maior conforto e segurança. Como já foi explicado, o netbook é mais resistente a pancadas. Pela mesma razão também é indicado para crianças. Agora se você pretende editar fotos, assistir vídeos, jogar, o notebook é a opção adequada. Os netbooks, por enquanto, não têm leitor de disco ótico para CDs, DVDs e Bluray.
Se você já definiu na compra por um Net, segue alguns critérios que você deve avaliar:
Tela – escolha entre a discrição de um display menor ou o conforto de telas maiores. Existem opções de tela sensível ao toque (touchscreen).
Conectividade – veja qual conexão atende suas necessidades. Wi-Fi, Bluetooth, 3G, Ethernet – esta última usada pra ligá-lo a uma rede de computadores.
Capacidade de armazenamento – a maioria usa SSDs, mas há modelos com o HD tradicional, aí vai do espaço que você precisa. Alguns oferecem expansão através de slot para cartões SD.
Sistema operacional – opte por um modelo que venha com o sistema de sua preferência, não são todos que usam Windows.
Teclado – assim como a tela, pode ser maior ou menor.
Autonomia da bateria – Em alguns casos chega às 8h.
Webcam – inclusa em alguns netbooks.