Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, nascido em 18/06/1953 (54 anos) em Patos de Minas, Minas Gerais. É Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural em Minas Gerais.
Iniciou sua vida política no sindicato dos produtores rurais de Vazante, sendo logo nomeado presidente. Em 1988 venceu as eleições para prefeito de Vazante, ocupando o cargo até 1992. Voltou à carreira política em 1995, quando foi eleito Deputado Estadual, cargo que ocupou até 2007, quando foi eleito Deputado Federal.
Destacou-se na última eleição por ter sido o Deputado com votação mais expressiva no noroeste, atingindo 14.726 votos só na cidade de Paracatu.
Paracatu.Net – Deputado, quais foram os seus projetos de destaque no último mandato?
Antônio Andrade: Todos os projetos que desenvolvemos aqui em Paracatu foram em parceria com o Prefeito Vasquinho, para mim é uma honra muito grande ter ele como parceiro. Posso citar como exemplo o caso da UTI, que foi empenho dele. Quando quisemos colocar UTI aqui em Paracatu, a cidade não tinha condições técnicas, mas o empenho e vontade dele para melhorar a saúde nos levou a insistir tanto com o secretário da saúde como com o ministério da saúde que conseguimos. A busca de recursos para asfaltamento também teve a parceria do Prefeito, que ia conosco buscar recursos. A obra do Entre Ribeiros também teve destaque, já que foi a única estrada rural que foi asfaltada pelo governo do Aécio. Quando você tem um prefeito que tem um compromisso e quer fazer muito pela cidade, facilita o trabalho de qualquer Deputado.
Paracatu.Net – Um dos projetos de seu mandato é incluir o noroeste mineiro no FCO, que daria incentivos fiscais para o desenvolvimento do noroeste e para atrair empresas.
Antônio Andrade: Talvez o projeto parlamentar mais importante dos últimos tempos para Paracatu tenha sido o FCO. Eu lembro bem que desde a constituição de 1988 o noroeste de minas ficou sem um projeto de incentivo fiscal. O noroeste ficou espremido entre a área do Sudene (que atua no norte de Minas) e a área do FCO (que atua no Centro-Oeste brasileiro). Nós conseguimos neste mandato, com muito empenho e apoio dos deputados do centro-oeste – que nos ajudaram e compreenderam a importância que era incluir o noroeste mineiro no FCO – conseguimos aprovar o projeto na câmara. Agora falta ser aprovado no senado, neste mandato vamos fazer todo empenho junto aos senadores para que o projeto seja aprovado, transformando-se em lei e beneficiando o noroeste de minas. O FCO significa mais recursos a juros subsidiados para nossas prefeituras, para nossos produtores rurais e para indústrias que queiram ou já estejam instaladas aqui, significa mais emprego e desenvolvimento para o nosso noroeste.
Paracatu.Net – O Senhor se destacou pelo uso da internet na sua campanha. Como acha que o Twitter e a internet contribuíram na sua campanha? Quem responde o Twitter no AntonioAndraDep?
Antônio Andrade: O Twitter hoje é uma arma muito forte na internet. Não é só a juventude que acessa o computador, mas a população no geral está cada vez acessando mais a internet e o Twitter, para saberem das notícias com mais rapidez. Quando uma notícia vai para o jornal, você só toma conhecimento dela no outro dia. No Twitter, assim que a notícia é jogada no computador, você toma conhecimento, é uma arma muito importante. Cada campanha política vai se modernizando com formas de se comunicar o mais rápido possível com o eleitor, para que ele possa tomar conhecimento das propostas e do candidato, o twitter foi muito usado. Eu acessei várias vezes, mas muitas vezes não fui eu que publiquei, já que muitas vezes eu estava na estrada e tinha que contar com a assessoria.
Paracatu.Net – Quais os seus projetos para o novo mandato?
Antônio Andrade: Desde prefeito, eu sempre priorizei em todos os mandatos a educação e a saúde. São as duas coisas mais importantes para uma família. Outro item que preocupa muito qualquer chefe de família é a questão da segurança. Estes três itens são as nossas maiores preocupações. Iremos também defender a nossa economia. A base da economia do noroeste mineiro é a agricultura e a pecuária, defendendo estes itens estaremos defendendo a economia de todo o noroeste mineiro.
Paracatu.Net – O senhor esperava ter a expressividade de votos que teve em Paracatu?
Antônio Andrade: Eu esperava que a votação em Paracatu ficasse como na [eleição] passada. Tivemos esta surpresa de aumentar a votação em Paracatu, isso redobra o meu comprometimento, responsabilidade e carinho com o povo de Paracatu. Eu tive mais de 70 mil votos no noroeste mineiro, dez vezes mais votos do que o segundo Dep.Federal mais votado na região.
Paracatu.Net – O senhor tem alguma consideração final para dizer ao internauta e cidadão Paracatuense?
Antônio Andrade: Eu quero aproveitar o momento para dizer ao todo povo de Paracatu e aos internautas que eu tenho muita confiança na cidade. Agradeço muito também ao apoio que tive na cidade. Quero agradecer o noroeste de modo geral, podem ter certeza que após essa eleição meu comprometimento com Paracatu só fez aumentar.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.