A praça do bairro Joaquim de Lima, em Três Marias, recebe nesta semana a Caravana Cultural Conscienciarte. Apresentações de teatro, dança, cinema e cultura popular, oficinas de artesanato e artes plásticas, contação de histórias e feira livre fazem parte da programação, que vai de sexta a domingo. O projeto é desenvolvido pela Fundação Conscienciarte.
A abertura acontece às 19h de sexta-feira (07/10/2011) com um desfile de representantes das tradições da cultura afro-brasileira. Em seguida, apresentam-se grupos de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Instituto de Educação Barreiro Grande (IEBG). O grupo de teatro da Escola Estadual Carlos Alexandre de Oliveira encena a peça “A Destemida” e o grupo de pastorinhas de Três Marias mostra um pouco da manifestação tradicional. A noite será fechada com o cineclube, que traz filmes que retratam situações de exclusão social no Brasil acompanhados de debates com o público.
No sábado (08/10/2011), as atividades começam pela manhã e vão até a noite. Pela manhã, a partir das 8h30, o público participa de oficinas de pintura em pano de prato, danças populares e artesanato. À tarde, a partir das 13h30, as aulas serão de pintura em tela, decoupage e produção de bancos com papelão. Às 20h, a cultura popular ganha mais espaço com a apresentação de grupos de Folia de Reis. Haverá também feira livre de artesanato. A noite será encerrada com o espetáculo Pendura e Cai, da personagem mineira Concessa.
O domingo terá rua de lazer e a presença do Expresso Cultural, ônibus adaptado que funciona como biblioteca e telecentro. Adultos e crianças poderão participar de uma oficina de contação de histórias e assistir a diversas apresentações de alunos do Projeto Conscienciarte.
Caravana Cultural
A caravana é o cartão de visitas do Projeto Cultural Conscienciarte, iniciativa que oferece oficinas e cursos de formação para jovens e adolescentes visando formação profissional e cidadã em comunidades em situação vulnerabilidade social. Outros eixos do projeto são o Cineclube, que oferece apresentações de filmes nacionais a céu aberto e em locais parceiros para públicos de todas as idades, a Biblioteca Viva, que estimula a leitura por meio de empréstimo de livros a estudantes, e o Expresso Cultural, ônibus adaptado que leva acesso à informática e à leitura a bairros dos municípios atendidos.
O projeto teve início em 2008. Desde então, mais de 4 mil adolescentes e jovens receberam formação nas oficinas e nas caravanas. A Fundação Conscienciarte, mantenedora do projeto, completou 19 anos de funcionamento em 2011 e tem sede em Paracatu. O Projeto Cultural Conscienciarte conta com o patrocínio da Votorantim Metais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.