Paracatu recebe, nesta segunda-feira (19/9/11), o quinto encontro regional, com deputados, autoridades locais, especialistas e representantes de movimentos sociais. O evento, a partir das 7h30, acontece na Câmara Municipal (Praça JK, 449 – Centro), a partir das 7h30. As inscrições, encerradas às 18 horas desta sexta-feira (16), podem ser feitas no local.
Pela manhã, os participantes do encontro vão discutir o contexto socioeconômico da região e a dimensão da pobreza em Minas Gerais. Após as palestras, eles se reúnem em grupos de trabalho, para escolher as propostas da região de políticas públicas de combate à pobreza extrema. Essas propostas vão compor um documento que será colocado em discussão na etapa final do evento, prevista para os dias 24 a 26 de outubro, em Belo Horizonte. Também serão eleitos os delegados que vão representar a região nessa etapa final. Veja programação.
O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade tem o objetivo de identificar as principais questões relacionadas com a pobreza e as desigualdades regionais no Estado, avaliar as políticas públicas voltadas para a solução desses problemas e propor ações para a erradicação da miséria e o enfrentamento das desigualdades. As propostas aprovadas ao final do evento poderão ser incorporadas ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), e assim, se transformar em políticas públicas e ações de governo.
Principal evento da ALMG programado para 2011, o seminário terá 12 encontros regionais, antes da etapa final em Belo Horizonte. Esses encontros foram precedidos por uma consulta pública pela internet, por meio da qual todos os cidadãos mineiros tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões para a erradicação da miséria. A realização do evento está em consonância com a diretriz de atuação da ALMG no biênio 2011-2012: “ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades e na promoção da cidadania”.