Implantação de Universidade Federal em Unaí será definida em outubro

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O dia 7 de outubro é a data marcada para que uma comissão de diretores das unidades acadêmicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) conclua sua análise sobre a possibilidade de instalação de um campus em Unaí (Noroeste de Minas). O anúncio foi feito pelo reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Almeida Abreu, durante audiência pública realizada na cidade pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O reitor lembrou que a implantação de uma universidade federal em Unaí foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2011, como parte do Programa de Expansão da Universidade Pública Brasileira (Reuni). Segundo Abreu, a análise que está sendo feita pela comissão refere-se apenas à viabilidade de ser a UFVJM a implementar o campus na cidade.

Para Abreu, a presença da universidade na cidade seria positiva, sob o ponto de vista de sua expansão no Estado, significando também uma oportunidade de mudança na vida da população carente da região, na medida em que possibilitará a oferta de educação qualificada e a incorporação de conhecimento à força produtiva da região. No entanto, segundo o reitor, a decisão sobre a viabilidade de implantação de um campus da UFVJM em Unaí será tomada com base em uma análise estratégica, uma vez que atualmente a atuação da universidade é focada prioritariamente nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A previsão é que o Campus esteja funcionando até 2014.

Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Fundada em 30 de setembro de 1953 por Juscelino Kubitschek de Oliveira e federalizada em 17 de dezembro de 1960, a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) transformou-se em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) em 04 de outubro de 2002, que foram elevadas à condição de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em 06 de setembro de 2005.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é constituída de três campi, sendo o Campus I e o Campus JK localizados na cidade de Diamantina (MG), abrigando seis faculdades e 23 cursos de graduação; e o Campus Avançado do Mucuri, localizado na cidade de Teófilo Otoni (MG), que abriga três faculdades com nove cursos de graduação.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button