População e turistas terão Casa de Cultura restaurada

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Ações da Fundação Casa de Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu para garantir a preservação do patrimônio histórico e ao mesmo tempo despertar o interesse de turistas e da população pela cultura e história locais, estão sendo desenvolvidas no imponente casarão do período colonial da Rua do Ávila, a Casa de Cultura.

De acordo com a Diretora-Presidente da Fundação, Sra. Lana Lúcia Melo Franco Santiago, as atividades de restauro do local estão sendo feitas com recursos próprios do município e a previsão é de que até ao aniversário da cidade, que se comemora em 20 de outubro, estejam concluídas, para comodidade de todos que usufruem do casarão.

A restauração da Casa de Cultura inclui a descupinização de estruturas atingidas por térmitas (cupins), a substituição de madeiras deterioradas que põem em risco a segurança no local, a pintura do imóvel, entre outras medidas preventivas e de conservação daquele bem público.

O imóvel onde funciona a Casa de Cultura Maria Conceição Adjucto Botelho foi erguido entre 1854 e 1857 pelo Comendador Domingos Pimentel de Ulhôa, que ali residira com sua família. No casarão já funcionaram o Palácio do Conselho das Minas da Vila de Paracatu do Príncipe, a Escola Normal e internato (1880), o Colégio o Atheneu Paracatuense, o Grupo Escolar Afonso Arinos (1908 a 1930), a Escola Normal Oficial Antônio Carlos (1931 até 1935), o Colégio particular Dr. Adelmar da Silva Neiva e a Escola Affonso Roquete.

A Casa de Cultura foi inaugurada em 1988, no Governo de Diogo Soares Rodrigues, o “Diogão”, e destina-se à organização de eventos artísticos e oficiais, cursos de artes (pintura, bordados, tear, música, teatro), difusão das manifestações culturais, exposições, lojinha de artesanato e projetos culturais. Ela está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos fins de semana e feriados, das 9h00 às 15h00.


Foto: Preservação da Memória: Obras de restauro são realizadas na Casa de Cultura de Paracatu. / Interior do casarão: Um passeio pelo passado colonialista. Foto: Carlos Lima/APMOMG
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button