Com apoio do Sebrae Minas, comunidade quilombola São Domingos lança Catálogo de Experiências Turísticas
Um passeio pelos quintais e casas de uma comunidade quilombola, com contação de histórias, produção de açafrão e rapadura, além de um cafezinho com pão de queijo e bolo ancestral produzido por quem visita o local. Essas são algumas das experiências oferecidas pelos moradores do Quilombo São Domingos, em Paracatu. A iniciativa representa uma imersão ao território a ser vivida por aqueles que admiram as influências de pelo menos cinco séculos da cultura africana no Brasil.
Primeiro produto de afroturismo desenvolvido pelo Sebrae Minas, no estado, em conjunto com a própria comunidade e a prefeitura, o projeto de turismo de base comunitária lançou, no dia 23 de outubro, um Catálogo de Experiências Turísticas que valoriza a memória, a cultura e o modo de viver dos quilombolas do Noroeste de Minas Gerais. Um território de raízes fortes e vivências autênticas.
As experiências na comunidade estão estruturadas para receber os turistas, e o catálogo apresenta o itinerário com os seguintes atrativos: Aromas e sabores quilombolas; Bolo Zumbi – Sabor da resistência; Casa Museu, memórias e histórias; Engenho das tradições – Rapadura e história; Mãos que trançam histórias; Máscaras da caretagem – Mãos na massa com tradição; Ouro da Terra – Açafrão de São Domingos; Passos do Quilombo no Morro do Pineco; Quintal das memórias de Mida; Sabor de Minas no Quilombo; e Sabores ancestrais – Almoço no quilombo.
“O afroturismo é uma tendência que movimenta e conecta os visitantes às raízes da cultura afrobrasileira, valorizando a identidade, as tradições, os saberes, e gerando trabalho e renda para todos os envolvidos”, explica a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende. Segundo ela, o projeto incentiva o empreendedorismo como oportunidade de negócio para os moradores locais.
Para um dos anfitriões e integrante do Coletivo de Turismo do Quilombo São Domingos, responsável por conduzir as ações, Romário Moreira da Silva, a expectativa é muito positiva entre eles. “Estamos animados com o projeto. Acredito que vamos conseguir gerar muitos frutos para a comunidade, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo na cidade e espalhando a nossa cultura e tudo o que temos de melhor para o mundo inteiro”, comenta.
O quilombo
Localizado a apenas quatro quilômetros do centro histórico de Paracatu, o Quilombo São Domingos é um território de história, fé e resistência. Fundado há mais de dois séculos pelas famílias Ferreira, Lopes e Mendanha, foi reconhecido pela Fundação Palmares em 2004. Antigamente, o local era tido como o “celeiro da cidade” por abastecer Paracatu com frutas, verduras e doces.
A devoção a São Domingos, nascida de uma promessa antiga, ainda move a comunidade. No local, as mulheres são protagonistas: lideram ações, empreendem e mantêm viva a tradição, como na Fábrica de Biscoitos Ouro da Roça, que produzem verdadeiras delícias para aqueles que visitam o território sorridentemente. Entre a dança da Caretagem, o açafrão e o sabor das quitandas, o visitante encontra o verdadeiro espírito de Minas — simples, receptivo, forte e acolhedor.
Segundo a presidente da Associação Quilombola do São Domingos e coordenadora da Fábrica de Biscoitos, Irene dos Reis de Oliveira, a comunidade está preparada para receber os visitantes que queiram aliar história, cultura d diversidade aos amantes do afroturismo, estudiosos e pesquisadores. “Será um prazer enorme acolher as pessoas que desejam conhecer a nossa comunidade e apresentar todas as ações e tradições que temos aqui”, frisa.
A possibilidade de inserir o Quilombo São Domingos no mapa do afroturismo brasileiro é destacada pelo secretário municipal de Turismo, Igor Diniz. “O próximo passo é apresentar este novo destino turístico de Paracatu em feiras e congressos do setor pelo país. É um projeto que valoriza nossa história, negritude e identidade”, afirma.
Como vivenciar
As Experiências Turísticas de São Domingos são fruto de um trabalho coletivo realizado pelo Sebrae Minas e Prefeitura Municipal de Paracatu, com apoio da Associação Comunitária e do Circuito Turístico Noroeste das Geraes e executado pela Macaúba Desenvolvimento Local e pela Raízes Desenvolvimento Sustentável. As experiências foram estruturadas por meio do programa Check-in Turismo, que estimula a valorização da cadeia do turismo, por meio do mapeamento das experiências e estruturação dos produtos.
Para contratar as experiências é preciso entrar em contato com guias e condutores locais qualificados. As visitas devem ser agendadas com antecedência. Todas as informações estão disponíveis no perfil do Quilombo São Domingos no Instagram: @quilombosaodomingos. A versão digital do catálogo pode ser acessada neste link.
SERVIÇO
Experiências Turísticas – Quilombo São Domingos
Receptivo Local: Romário (38) 99923-8300
Guiastur – Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas (38) 99973‑3179
Instagram: @quilombosaodomingos
Versão digital do catálogo: https://linktr.ee/quilombosaodomingos.
—
Fonte: Sebrae Minas

