A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, inaugurou na tarde dessa terça-feira (03/06) o Abatedouro Municipal de Aves, localizado na MG-188, sentido Unaí, próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária. O abatedouro está em funcionamento, abatendo cerca de 200 aves por dia. No entanto, possui capacidade para o abate de até 1.500 aves.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito Igor Santos, do Vice-Prefeito Pedro Adjuto, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Manoel Alves , autor do requerimento da obra, além do Secretário Municipal de Agropecuária, Caio Quirino. Participaram também a Subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais do Distrito Federal, Fernanda Melo, e o Presidente da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil, Luciano Andrade, além de representantes de instituições e produtores.
A obra contou com um investimento superior a R$ 1,6 milhão, destinados pela Prefeitura para a edificação da estrutura e aquisição de equipamentos modernos, assegurando eficiência e qualidade no processo de abate. Além disso, a iniciativa foi reforçada com a destinação de R$ 420.000,00 pela Deputada Marli Ribeiro, valor utilizado na aquisição de um caminhão baú refrigerado, essencial para garantir o transporte adequado das aves, mantendo a segurança e a integridade dos produtos até seu destino final.
Além de desenvolver a geração de emprego e renda no campo, a iniciativa visa também a implementação do manejo adequado das aves e a industrialização de produtos de origem animal, dentro dos padrões de identidade e qualidade dos mesmos, com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A implantação desses critérios é pré-requisito para a comercialização no mercado formal e institucional. A unidade permitirá a diversificação da produção, a inserção dos agricultores familiares em novos mercados e o fortalecimento de cadeias produtivas locais, com geração de renda e maior segurança para as famílias do campo.
“Em janeiro de 2021, esse era um dos nossos principais objetivos: transformar a cidade e o campo, oferecendo oportunidades reais para os produtores. Hoje inauguramos oficialmente essa estrutura, que já vinha funcionando e apresentando resultados positivos. Estamos entregando aos nossos produtores uma ferramenta de crescimento, de independência financeira e de permanência no campo”, destacou o Prefeito Igor Santos.
Segundo o Secretário de Agropecuária, Caio Quirino, o projeto já tem mostrado resultados concretos.
“Hoje temos produtores certificados pelo IMA, com granjas em funcionamento e frangos sendo abatidos dentro das normas sanitárias. O frango de Paracatu já desperta interesse de municípios como Brasília, inclusive para compor a merenda escolar. A Secretaria está de portas abertas para atender nossos produtores”, afirmou.
O município conta com um corpo técnico composto por zootecnista e médico-veterinário, que oferece suporte ao pequeno produtor interessado em iniciar a atividade avícola.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paracatu