Durante ação voluntária “Loro di Vó” 12 animais silvestres foram devolvidos pela população em Paracatu e Unaí e irão retornar ao seu habitat natural

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Ação foi realizada em Paracatu e Unaí e teve entrega voluntária de 12 animais silvestres

Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou a operação de fiscalização preventiva “Loro di Vó” nos municípios de Unaí e Paracatu, no Noroeste de Minas. A ação teve como objetivo incentivar a entrega voluntária de animais silvestres, sem ônus para os tutores, garantindo a preservação da fauna e o bem-estar dos animais.

Durante a operação, foram feitas abordagens e panfletagens nas vias de acesso aos dois municípios, com a conscientização de condutores e passagem em mais de 90 veículos. A ação contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar de Minas Gerais.

No total, 12 animais, entre eles papagaios e periquitos, foram entregues pela população nas Unidades Integradas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em Unaí e no Quartel da Polícia Militar de Meio Ambiente de Paracatu.

O chefe da Unidade Regional de Fiscalização Noroeste da Semad, Sérgio Nascimento Moreira, destacou que o objetivo da operação foi proporcionar aos animais a chance de voltar ao seu habitat natural sem penalizar os tutores. “A principal finalidade dessa ação foi garantir o bem-estar animal, permitindo que os animais possam viver em seu habitat natural e contribuir para a preservação da fauna silvestre brasileira, sem que o tutor do animal sofra penalização administrativa ou criminal”, explicou.

Importante destacar que a entrega voluntária de animais silvestres, conforme a operação, não resulta em multas ou punições, desde que o animal não tenha características de maus-tratos ou faça parte de atividades ilegais, como o sistema de criação amadora de pássaros (SisPass). Além disso, não foram recebidos animais domésticos.

Os animais entregues foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas, onde passarão por um processo de reabilitação. Após a triagem, aqueles que estiverem aptos serão reintroduzidos à natureza.

Canal de Denúncias Ambientais

A Semad também reforça que o Governo de Minas disponibiliza canais de denúncias para que a sociedade possa colaborar no monitoramento e combate a práticas irregulares que afetam o meio ambiente. Denúncias e solicitações de fiscalização podem ser feitas por meio do LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou pelo link oficial de denúncias ambientais.

A ação reforça o compromisso do Governo de Minas com a proteção da fauna silvestre e a promoção de práticas sustentáveis no estado.

Fonte: Sisema

XMCred Soluções Financeiras