Exposição “Vidas em Cordel” segue com destaque agora na Casa de Cultura de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Exposição aberta durante a Fliparacatu traz histórias de vida de paracatuenses

Histórias de vida transformadas em literatura de cordel: esta é a proposta da exposição “Vidas em Cordel”, que leva aos visitantes uma experiência por meio de narrativas individuais apresentadas como obras literárias. A exposição, lançada ao público no dia 27de agosto na Biblioteca Municipal René Lepesqueur, e ficou no local até o dia 3 de setembro. A partir de 5 de setembro, a exposição segue em cartaz na Fundação Municipal Casa de Cultura até 13 de outubro.
“Vidas em Cordel” é uma homenagem à arte de ouvir e contar histórias. A iniciativa é uma forma de valorizar o legado da cultura popular brasileira, por meio das suas narrativas individuais, como uma herança a ser transmitida e sempre reapropriada. As 19 histórias de vida cordelizadas são narrativas inspiradas nos depoimentos de moradores paracatuenses. A iniciativa é do Museu da Pessoa, um dos primeiros museus virtuais do mundo e dedicado ao registro e difusão de histórias de vida. A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa e patrocínio da Kinross.

Cabine de Histórias
Virtual e colaborativo, o Museu da Pessoa tem como objetivo registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Por isso, o Museu mantém em Paracatu uma cabine interativa gratuita e aberta ao público para que os visitantes e moradores da região possam gravar depoimentos pessoais. A cabine também estará na Fundação Municipal Casa de Cultura junto com a exposição. Os registros enviados serão adicionados instantaneamente ao acervo digital com mais de 18 mil depoimentos.
Curadoria
A curadoria da exposição é assinada por um trio de artistas: o poeta e cordelista Jonas Samaúma, o cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e a xilogravadora Lucélia Borges. “A exposição Vidas em Cordel traz um cordão de histórias, mostrando um Brasil diverso, caleidoscópico, com suas mazelas e injustiças, mas também com suas belezas e encantos. Um verdadeiro tributo à coragem e à resiliência dessas pessoas”, afirma Marco.
A arte da xilogravura também desempenha um papel essencial na exposição. Cada gravura, cuidadosamente esculpida por Lucélia Borges e Artur Soares, dá vida aos personagens, cenários e acontecimentos que povoam as histórias selecionadas. Embora não seja a única técnica utilizada para ilustrar as capas dos cordéis, a xilogravura é a mais característica.
Híbrida e para Educadores
Além da versão física, “Vidas em Cordel” possui conteúdos exclusivos online que podem ser acessados no endereço memo.museudapessoa.org/vidas-em-cordel. Na exposição digital, também estão reunidas informações complementares e uma experiência diferenciada em relação à itinerante.
Na lista de conteúdos online exclusivos, está o livreto “Vidas em Cordel para Educadores”. O material educativo é gratuito, voltado para auxiliar professores a conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel, colaborando com a preparação dos alunos para a visita à exposição ou para o uso em atividades educativas.
Além disso, no site, é possível conferir cordéis animados, a agenda completa da itinerância, conteúdos sobre a cultura do cordel e ainda uma playlist com músicas selecionadas pelos curadores para embalar a visita da exposição digital. Outro produto digital é o podcast com narração de Marcelino Freire e Klévisson Viana. A temporada apresentará, a cada episódio, uma história de vida cordelizada.
Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos.

XMCred Soluções Financeiras