O crescimento do turismo no Brasil está sendo liderado pelas Minas e Bahia, respectivamente. Segundo o mais recente relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais, edição julho 2024, realizado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados tiveram um aumento de 11,8% entre maio de 2023 e maio deste ano, respectivamente. A alta mineira teve variação de 4% em comparação com a média nacional, que foi aproximadamente o dobro (195%). O turismo em Minas Gerais cresceu 8,1% de maio de 2024 a maio de 2023, um índice 1.257% maior do que o do Brasil, que caiu -0,7%.
Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, afirma que o bom desempenho é resultado de várias áreas de atuação da pasta, que prioriza a transversalidade entre cultura e turismo para atrair visitantes e investimentos para o estado.
“Estamos na Semana de Minas, iniciativa que promove diversas manifestações artísticas para valorizar a riqueza e diversidade cultural do estado. Paralelamente, a campanha turística Inverno em Minas, que tem como meta posicionar Minas como o principal destino de frio do Brasil, conta com mais de 500 ações em cerca de 400 municípios. O trabalho contínuo para transformar os atrativos mineiros em produto turístico é a nossa fórmula de sucesso”, afirma Oliveira.
Geração de emprego também cresce
A geração de postos de trabalho em Minas Gerais também aumentou. O Novo Caged indica um aumento de 6% no número de trabalhadores formais no setor turístico em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. O estoque de empregos da cultura chegou a 366.276, um aumento de 3,5% em comparação com maio de 2023 e um aumento de 0,19% em comparação com abril deste ano.
O setor é fortalecido por políticas públicas como o ICMS Turismo, que entre janeiro e maio deste ano distribuiu R$ 30,9 milhões aos municípios, e programas como o Minas para o Mundo: Mundo para Minas e a promoção do Destino Minas em feiras e eventos nacionais e internacionais. Essas políticas também estimulam a geração de empregos e renda.
“O lançamento, em 2023, do Mais Turistas, juntamente com o Minas Criativa, solidificou e deu corpo às políticas públicas em prol do fortalecimento da economia da criatividade no estado. Temos trabalhado cada vez mais com parceiros do trade turístico, da iniciativa privada e de outros entes do Governo de Minas”, complementa Leônidas de Oliveira.
Parques Estaduais em alta
A natureza exuberante de Minas mais uma vez provou atrair turistas de dentro e fora do estado. Somente em maio, os parques estaduais receberam 50.741 visitantes, um aumento de 47,3% em relação ao mesmo período de 2023.
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que fica em uma área que inclui Belo Horizonte e outros três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. No período, o terceiro maior parque de preservação ambiental da área urbana do Brasil recebeu 17.996 visitantes, mostrando-se uma excelente opção para passeios bate-e-volta saindo de Belo Horizonte ou Brumadinho, onde fica o Inhotim.
“Minas tem um potencial incrível de turismo ecológico que está sendo cada dia mais valorizado e que atrai pessoas de todos os cantos. As Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) receberam, ao longo de 2023, quase um milhão de visitantes, o maior número dos últimos quatros anos. Além de se destacarem pela beleza cênica e importância para a preservação ambiental, muitas delas possuem estrutura adequada para receber turistas e proporcionam diversos atrativos naturais como cachoeiras, lagoas, mirantes, trilhas ecológicas, cavernas, formações geológicas e o contato único com espécies nativas da flora e fauna silvestres”, relata a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Aeroportos movimentados
O aumento do turismo em Minas se refletiu na movimentação dos aeroportos do estado. Em maio, Minas teve 5.652 pousos de aeronaves, um aumento de 10,67% em relação a maio de 2023, conforme dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). De janeiro a maio, foram 26.862 pousos no estado, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em maio, foram embarcados 565.189 passageiros, 11,88 por cento a mais do que no mesmo mês de 2023. O total aumentou de 6,61% para 2,6 milhões de janeiro a maio.
Os visitantes com maior frequência vieram de São Paulo (43,17%), seguidos pelos mineiros (11,18%), da Bahia (8,96%) e do Rio de Janeiro (8,61%). Portugal (34,62 por cento), Panamá (29,79 por cento), Chile (14,41%) e Colômbia (13,67 por cento) foram os maiores emissores de estrangeiros.