Entre 8 e 11 de abril, 13 representantes do Ecossistema de Inovação de Paracatu participam de uma missão técnica a Porto Alegre, com o objetivo de conhecer um dos modelos mais bem-sucedidos de colaboração e inovação do país. A missão é organizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Paracatu e o Movimento Inovatu.
A missão reúne representantes das seguintes instituições: Sebrae Minas, Prefeitura Municipal de Paracatu, Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), Sicoob Credigerais, IFTM – Campus Paracatu, FINOM, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) e AgroParacatu.
Junto com uma comitiva da Itajubá HardTech, Ecossistema de Inovação de Itajubá, reconhecido no último Prêmio Nacional de Inovação, em 2023, o grupo de Paracatu terá a oportunidade de conhecer de perto o Pacto Alegre, modelo colaborativo que tem impulsionado o desenvolvimento econômico e a inovação em Porto Alegre e região.
As duas comitivas participarão de visitas técnicas e apresentações com líderes locais, instituições de ensino e ambientes de inovação, visando adquirir conhecimento prático sobre como promover o crescimento e a sustentabilidade do Ecossistema de Inovação em Paracatu. “O objetivo é conhecer como as parcerias e o engajamento das entidades de Porto Alegre e região transformaram a realidade do ecossistema local de inovação”, afirma a analista do Sebrae Rhayssa Netto.
A missão técnica do Ecossistema de Inovação de Paracatu a Porto Alegre é mais um passo importante na jornada de fortalecimento da comunidade de inovação local e na promoção do crescimento sustentável da região.