A cidade de João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, registrou mais de 300 mil raios em 2022, sendo o município mineiro com o maior número de incidências no ano, informou o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Paracatu, também no Noroeste, e Uberaba, no triângulo Mineiro, também registraram um alto número de raios, com 200 mil e 180 mil, respectivamente.
Esse fenômeno natural é comum durante o verão. Se acordo com Inpe, neste período de chuvas, é comum que ocorram descargas elétricas que, além de danificarem aparelhos eletrônicos ligados às tomadas, também podem causar acidentes com as pessoas.
Ainda segundo o instituto, o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Minas Gerais figura entre os estados com maior número de ocorrências, perdendo apenas para o Amazonas e o Pará.
Em Minas, mais de 3,5 milhões de raios foram registrados em 2021, informou o instituto. Os especialistas recomendam cuidados neste período chuvoso.
De acordo com o Centro de Meteorologia da Cemig, as regiões do estado mais atingidas – como Sul de Minas, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte – estão sob o efeito de fenômenos meteorológicos como frentes frias e linhas de instabilidades.
Fonte: Estado de Minas
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu