“Estar preparado para agir em uma situação de risco sem que algum problema ou emergência precise acontecer.” Essa é a definição da cultura da prevenção compartilhada pelo comandante do 2º pelotão de Bombeiros Militares de Paracatu, tenente Igor Costa.
A partir deste conceito e atendendo a um requisito legal serão realizados os exercícios simulados de emergência de barragens que irão acontecer na terça-feira, 11 de outubro. As atividades acontecem em dois horários: às 9h (Santa Rita e Machadinho); e às 17h (Lagoa de Santo Antônio e Cunha).
Organizada pela Defesa Civil de Paracatu em parceria com a Kinross, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Rodoviária, Ambiental, a simulação tem o objetivo de treinar as pessoas que vivem nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) para reconhecerem os alertas e saberem como devem procederem em caso de emergência. “Além de ser uma obrigação legal, simulados desse tipo são muito importantes para preparar a população, a empresa e os órgãos de segurança pública para uma eventual situação de emergência”, explica o comandante.
Prevenção e segurança
“O pessoal fica mais confiante ao saber que, em caso de emergência, teremos essa proteção e que existe toda uma estrutura e um planejamento para garantir nossa segurança”, avalia a presidente da Associação dos Moradores da Região do Santa Rita, Priscila Alves. Ela também convida os residentes do Santa Rita e das outras comunidades para participarem e contribuírem com os exercícios. “Os simulados são muito importantes para saber o que devemos fazer em uma eventual situação de emergência”, destaca a presidente.
O tenente Igor completa que os exercícios servem também para avaliar se os alertas, placas e sirenes estão adequados para orientar as pessoas, bem como para que todos os órgãos envolvidos e a empresa possam identificar e aprimorar os recursos necessários para que toda a segurança e apoio estejam adequados. “Esse treinamento serve tanto para orientar os moradores sobre o que fazer e aonde ir, quanto também para mapear aquelas casas e pessoas com condições especiais que precisarão de algum apoio em situações de emergência”, finaliza o comandante dos bombeiros.
Ações preparatórias
Os simulados com as comunidades vizinhas às barragens Eustáquio e Santo Antônio acontecem desde 2016. Antes da realização dos exercícios, são realizadas reuniões com as comunidades para informar como os simulados funcionam e para reforçar o convite à participação, além de incentivar a cultura da prevenção. Também é oferecido aos moradores das ZAS um curso sobre técnicas de atendimento e primeiros socorros e utilização de meios preventivos para o combate a incêndios.
Fonte: bruno Mafra
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio