Defesa Civil e Kinross realizam simulados de emergência de barragens

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Com objetivo de treinar os moradores em como proceder em situações de emergência, a Defesa Civil e a Kinross realizam, no dia 11 de outubro, os exercícios de simulado de barragens. A iniciativa acontece às 9h, nas comunidades Santa Rita e Machadinho, e às 17h, na Lagoa Santo Antônio e Cunha, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Rodoviária Civil e Ambiental. 

As barragens da empresa são e permanecem seguras e esta ação tem caráter preventivo e avalia o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM). Para além do atendimento à legislação vigente, o exercício reforça a cultura de prevenção da Kinross e o cuidado com as pessoas das comunidades, sobretudo aquelas vizinhas às barragens de Santo Antônio e Eustáquio. 

De acordo com Antônio Carlos de Sousa Santos, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, entidade responsável pela iniciativa, “o exercício simula uma situação de risco para avaliarmos como iremos trabalhar neste cenário. Por isso, é grande a nossa expectativa em relação à participação das pessoas e à resposta quanto aos critérios técnicos que devem ser alcançados, tais como o tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro, se o som da sirene está sendo ouvido com clareza e o funcionamento das equipes de apoio, entre outros aspectos”.

Para Alexandre Matos, gerente sênior de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, o simulado de emergência “é uma ação pedagógica fundamental que faz toda a diferença em relação às consequências de um evento crítico. Por isso, destacamos a importância da participação das pessoas para desenvolvermos a cultura de prevenção”. E complementa: “simulados salvam vidas”.

Os exercícios testam situações como clareza do sistema sonoro de alertas, conhecimento das rotas de fuga, monitoramento do tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro e eficiência das placas de sinalização. Durante os treinamentos, as sirenes fixas instaladas nos locais específicos serão acionadas e os moradores e pessoas que estiverem circulando nessas áreas, serão convidadas a seguir para os pontos de encontro distribuídos nas localidades. 

Ações preparatórias
Os simulados com as comunidades vizinhas às barragens Eustáquio e Santo Antônio acontecem desde 2016. Antes da realização dos exercícios, são promovidas reuniões com as comunidades para explicar como funcionam os simulados, destacar a importância da prevenção e reforçar o convite à participação. Também é ofertado um curso aberto a moradores das zonas de autossalvamento em técnicas de atendimento a primeiros socorros e utilização de meios preventivos para combate a incêndios. Além disso, a empresa também realizará um simulado interno, que acontecerá em 06/10.

Fonte: Bruno Mafra

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 ____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button