A distribuição de uma cartilha chamada "Paracatu Educativo" pela Prefeitura de Paracatu, nas escolas municipais e bibliotecas tem causado grande polêmica e discussão entre a comunidade Escolar, Pais e Alunos, chegando inclusive a ser questionada pela Câmara de Vereadores.
Entre os motivos da repercussão está o tema que trata de assuntos relacionados à orientação sexual, que muitos entenderam ser um assunto “pesados e precoce” uma vez que os livros foram entregues a crianças à partir de 04 anos de idade, inclusive. A Comissão de administração pública da Câmara tratou do tema nesta terça-feira (31/05) em razão de requerimento do Vereador Dênis Brasileiro (REP).
A princípio o questionamento seria em torno da modalidade adotada na contratação da empresa que confeccionou o livro, por inexigibilidade de licitação, mas outras pontos que os vereadores foram levantados.
O Vereador Dênis Brasileiro fez uma série de questionamentos com relação a contratação do livro e o conteúdo que ao seu ver seria inadequado para crianças que não sabem nem ler e escrever. “Tenho um filho de 5 anos e ensino muito para ele sobre respeito, mas não vejo como explicar cada conceito aqui colocado e explicar um assunto tão delicado para crianças de 4-5 anos”, afirmou.
A vereadora Marli Ribeiro (PSC), apesar de ser da base governista também condenou a distribuição da Cartilha com temas sexuais para crianças tão novas. "-Como pedagoga vejo que muitos pais tem a dificuldade de ensinar um assunto tão delicado para as crianças, uma vez que, estão no início da alfabetização e que se esse assunto precisa ser incluído na idade adequada." Afirmou a Missionária que finalizou. "-Esse ensino neste momento é infringir a inocência da criança."
O Secretário de Educação, Tiago de Deus, informou que quando entrou na secretaria, o projeto já estava em andamento e ele apenas continuou, porém, ele fez o estudo pedagógico e técnico sobre o livro e sua aplicabilidade.
Segundo Tiago, esse livro traz para sociedade reflexos positivos como respeito e desenvolvimento da cultura, tradições, economia e afirmou que os assuntos presentes nos livros estão de acordo com os direitos humanos, quando aborda as diferenças da sociedade. Sobre a polêmica do conteúdo sexual disse que "se olhar o conteúdo num todo, todos veriam que ela fala sobre respeito às diferenças." Finalizou.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.