A cidade de Paracatu deu início na última semana a uma ação de estruturação da cadeia produtiva do turismo e da cultura. Por meio do projeto “Paracatu cidade histórica criativa”, promovido pelo Sebrae Minas e a prefeitura, serão realizadas atividades para gerar mais engajamento entre as pessoas e garantir uma visão sobre o desenvolvimento urbano sustentável, a partir da diversidade cultural do município.
A ideia é qualificar o ecossistema criativo da cidade de maneira colaborativa, a fim de viabilizar a candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Cerca de 40 lideranças de diversos setores do município participaram de um workshop, na Casa de Cultura. Após uma palestra de apresentação, foi criado um grupo indutor que irá inspirar e estimular atores de toda cadeia produtiva local, em especial o da gastronomia.
De acordo com o consultor em processos sociais criativos, André Martinez, o objetivo é trilhar um caminho de qualificação da cidade como território criativo. “Achei admirável a capacidade de articulação e mobilização de Paracatu. Contamos com um grupo bastante diverso e temos um conjunto de circunstâncias e fatores promissores e oportunos para o desenvolvimento deste trabalho”.
Ao longo de 2022, serão organizados seminários e oficinas com intuito de identificar os ativos criativos da cidade, desde repertórios, patrimônio, associações, grupos, e tudo que possa demonstrar o potencial da cidade para o desenvolvimento sustentável a partir da criatividade. No dia 1º de abril, será realizado o ‘Seminário participativo laboratório do futuro: construindo uma visão compartilhada’, a partir das 8h, na Pousada das Palmeiras.
”O título de cidade criativa é um importante diferencial competitivo para os destinos que garantem esse reconhecimento”, justifica a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz, o projeto estimula iniciativas que contribuem para que o município capitalize seu potencial turístico de forma sustentável. “Considerando a transversalidade entre os segmentos do turismo e da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social, o projeto vem somar forças com outras iniciativas que a prefeitura tem desenvolvido para fortalecer a identidade da cidade”.
Rede criativa
Criada em 2004, a ‘Rede de cidades criativas’ promove a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Rede é composta por 295 cidades em 90 países, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.
No Brasil, 12 cidades fazem parte da Rede da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia, Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares, Salvador (BA) e Recife (PE), na música, Santos (SP), no cinema, e Campina Grande, em artes midiáticas.
Fonte: Sebrae Minas
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.