Prefeitura encomenda pesquisa sobre arsênio
Visando atender o clamor popular, a Prefeitura Municipal encomendou à FUNCATE (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais) pesquisa para averiguar danos causados pela mineração na cidade de Paracatu.
A pesquisa será feita em parceria com o MEC, a UNICAMP, a FUNASA e a FIOCRUS e analisará questões epidemiológicas e ambientais. Vários exames serão feitos, como coleta de amostra de sangue de grupos da população e análise das águas e solo.
Todos os processos serão feitos de forma independente, sem nenhum vínculo com a mineradora Kinross, desde a coleta de material até a análise e testes de laboratório. Para Roberto “Peté”, Secretário de Governo, esta é a melhor maneira de ter um resultado transparente e verídico.
A primeira visita da fundação se dará no início de outubro, aonde será feito um estudo de campo e das condições gerais do município.
Perguntado sobre seu posicionamento acerca da questão, o Prefeito Vasco Praça Filho foi sensato ao dizer que não pode se posicionar de nenhuma maneira até o fim das pesquisas, quando ele terá um embasamento científico para apoiar sua postura.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.