O Presidente Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade mantenedora de diversas obras sociais em Paracatu, incluindo o Asilo São Vicente de Paulo, esteve visitando Paracatu neste último final de semana (19/08) para conhecer o trabalho da entidade que se tornou referência na região nos últimos anos, além de visitar outras entidades sociais, como a Residência Inclusiva e a APAC.
“-Em um mundo que sofre cada vez mais com a desigualdade social, drogas, doenças, perseguições políticas e guerras, o vicentino precisa estar sempre disposto a ajudar a quem precisa de apoio material ou espiritual. A motivação para o trabalho vem do amor aos Pobres, que representam o próprio Jesus,” afirmou Renato Lima
Renato também parabenizou a comunidade pela criação de uma Conferência dentro da APAC e diz que em nenhum lugar do mundo encontro iniciativa parecida.“-Nenhum dos países de 30 países que já estive eu encontrei algo tão inovador. Isso é a mais uma contribuição dos Vicentinos, a contribuição da igreja católica para a recuperação dessas pessoas, que estão buscando superar os erros do passado e voltar para a sociedade com a cabeça erguida de que pagaram suas penas e que não voltarão a cometer os erros novamente,” destacou o Presidente.
Também foi feita a visita ao lar São Vicente de Paulo, que da mesma forma recebeu elogios à diretoria do lar e à maneira com que os idosos são tratados. Renato almoçou e conversou com os idosos.
Paracatu recebeu relíquia do Beato Antonio Frederico Ozanam
Durante a visita, o Presidente Internacional presenteou a Comunidade Vicentina de Paracatu com uma relíquia do fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, Frederico Ozanam, certificada e autenticada pelo Bispo de Paris.
A relíquia consiste em um tecido que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.
Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma dessas agora está em Paracatu, no Lar São Vicente de Paulo.
O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração.
Sobre o Presidente Internacional da SSVP
O confrade Renato Lima de Oliveira é membro da Conferência Nossa Senhora de Fátima (Cruzeiro Velho-DF). É casado, tem 48 anos, dois filhos, é jornalista com mestrado em Ciência Política, servidor público da Anatel, autor de sete livros e pertence à SSVP há 33 anos.
Texto: Glauber César
Fotos: Regina Pimenta
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.