Diretores, funcionários da APAC de Paracatu, membros Pastoral Carcerária da Paróquia Santo Antônio como apoio de voluntários e do Conselho Penal da Comunidade, promoveram no último final de semana uma confraternização com os encarcerados da APAC de Paracatu.
Durante o evento, a palavra foi franqueada a todos e vários dos recuperandos ressaltaram o otimismo e a esperança de cada um deles na recuperação, reinserção em um futuro melhor para si próprio e para as suas famílias.
Desde o mês de agosto, voluntários coordenados pelo Padre João César, tem reativado uma série de atividades no Presídio e na APAC de Paracatu, inclusive a celebração da Santa Missa no Pátio da Penitenciária. A última celebração do ano aconteceu no dia 16 de dezembro e os detentos cada vez mais, demonstram desejo de visitas mais periódicas, o que revela também a carência da palavra de Deus na vida das pessoas.
A Psicóloga Amanda Silva Fonseca, que faz parte da Pastoral explica que existem vários projetos a serem desenvolvidos em 2017. “-Temos o objetivo de realizar pelo menos mensalmente uma confraternização, um lanche comunitário para que possamos fortalecer os vínculos com as famílias, levar afetividade àqueles recuperandos que muitas vezes não tiveram oportunidade de vivenciar em seus lares.” Explicou.
Chamou atenção de nossa reportagem o contingente de encarcerados jovens, na faixa etária dos 25 aos 30 anos de idade. É perceptível também a mudança de vida que neles ocorre gradativamente com a atenção que as atividades religiosas tem lhes dedicado.
Sobre a Pastoral Carcerária
A Pastoral Carcerária é uma ação pastoral da Igreja Católica, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como contribuir com a recuperação dos condenados e dignidade humana no sistema prisional.
Fonte/Fotos: Amanda Silva Fonseca
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.