Ragos Oliveira busca apoio e articula para ser o novo Presidente da Câmara

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
As articulações já estão adiantadas e entre os vários nomes cotados para ocupar a Presidência da Câmara a partir de 2017, Ragos Oliveira (PT) é o que os vereadores julgam como “mais provável.”
Nossa reportagem fez contato com vários Vereadores eleitos que apesar de se esquivaram da resposta, dizem que pela experiência e pela articulação, Oliveira deve ser confirmado no comando da casa. Um dos ouvidos, que pediu para não ser citado por ainda estar “analisando” outros nomes diz que o “mais provável” é que o Vereador do PT seja o Presidente.
Ragos Oliveira iniciará o seu quarto mandato como Vereador, já foi candidato a Prefeito, a Deputado e já atuou como chefe de gabinete do Deputado Elismar Prado na Câmara dos Deputados em Brasília. Ele também goza de grande prestigio junto ao Governo Estadual e tem atuado como uma ponte entre o Município e o Estado.
Questionado por nossa reportagem se teria dificuldade na relação com um governo do PSDB, que historicamente é oposição ao seu partido, Oliveira disse que sempre fez uma oposição inteligente e consciente, por isso se sente tranquilo e preparado.
“-Não sou vereador largatixa que bate cabeça pra tudo que o governo manda e também não quero prejudicar a cidade por causa por divergências políticas. Até a oposição tem que ser inteligente e consciente.” Explicou o experiente parlamentar que garante já ter o apoio de 12 dos 17 Vereadores eleitos.
Sobre o apoio do Prefeito
O Prefeito Condé não confirma apoio a nenhum candidato e justifica que “não foi feliz quando interferiu na escolha do Presidente da Câmara na primeira fase do atual mandato (quando o Vereador Professor Glewton foi o eleito)” mas as defesas que o Vereador Ragos Oliveira tem feito em prol do governo na Câmara e as agendas junto ao Governo de Minas na capital mineira reforçam as desconfianças do apoio do Governo Municipal a Ragos.
Por que Ser Presidente da Câmara?
O cargo é tradicionalmente desejado por vereadores, especialmente nos grupos de situação – defesa do prefeito – que são também historicamente mais fortes.
Ser presidente garante ao vereador uma estrutura de gabinete maior e a nomeação de mais assessores. É o Presidente que também faz a gestão de outros profissionais da casa como os motoristas para o atendimento à presidência e aos outros vereadores.
Além disso, o presidente da Câmara está na linha direta de sucessão da cidade, ou seja, na ausência de prefeito e vice-prefeito é ele quem assume a administração municipal.
O Presidente também tem mais visibilidade pois é função do presidente  representar a Câmara, e pode também nomear vereadores para missões especiais como representantes da Câmara
Cabe também ao presidente a orientação e definição da pauta, encaminhamento de projetos e requerimentos às comissões e outras atividades como “conceder ou negar a palavra aos Vereadores, nos termos do Regimento Interno e não permitir divagações ou apartes estranhos ao assunto em discussão”
Por: Glauber César
Crédito foto: Ass. Com. Prefeitura de Paracatu
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button