Pessoas com deficiência iniciam Curso de Capacitação em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Um curso de capacitação profissional voltado para pessoas com deficiência já é uma realidade na cidade de Paracatu. Depois do projeto piloto realizado em 2015 e 2016, cuja turma se formou em setembro deste ano, o curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo está em sua segunda turma, formada por 20 alunos com deficiência física vindos da Associação dos Deficientes Físicos de Paracatu (ADFP). O curso foi idealizado pela mineradora Kinross em parceria com Senai.

O projeto pioneiro na cidade é uma oportunidade de capacitar jovens e adultos com algum tipo de deficiência intelectual e/ou física para atuarem no mercado de trabalho. A segunda turma teve início em setembro de 2016 e terá duração de 1 ano e seis meses, com 800 horas, sendo um ano de conteúdo teórico nas dependências do Senai e seis meses de prática dentro da Kinross. Essa etapa final dos seis meses será uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem o seu trabalho em um ambiente de negócios. Os 20 alunos foram contratados pela mineradora como Aprendizes, como forma de incentivá-los a estudar e ainda garantir uma renda extra e todos os benefícios da Kinross.

De acordo com a pedagoga do Senai de Paracatu, Solange Faria Maciel Biulchi, o foco do curso é formar profissionais aptos a atuarem na área administrativa de qualquer empresa, por isso, possui um conteúdo que abrange noções de administração, noções de RH e administração de pessoal.

A Kinross aposta no projeto como uma forma de contribuir para o desenvolvimento humano e social de Paracatu. “Como é crescente a demanda por profissionais com deficiência na região vimos a necessidade de criar um projeto para atender a essa demanda. Após o piloto que teve grande sucesso, com a primeira turma se formando em setembro, tanto a Kinross quanto o Senai de Paracatu viram a possibilidade de dar continuidade ao projeto, agora em parceria com a ADFP”, afirmou Marcos Cangussu, Diretor de Recursos Humanos da Kinross.

Para a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Paracatu, Maria José Rodrigues Peres, a iniciativa é muito bem-vinda, pois apesar das deficiências, essas pessoas são capazes de realizar um bom trabalho, só precisavam de um incentivo. “-Sempre falo com os alunos que as oportunidades devem ser aproveitadas, por isso acredito que o curso de capacitação é chance que eles precisavam para alcançar essa nova etapa em suas vidas”, declarou. 



 
Fonte: Fran Dornelas / Ideia Comunicação Empresarial
Foto: Tatiane Torres / SENAI
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button