Governo de Minas inicia implantação de Bibliotecas Públicas com recursos audio visuais no interior, Paracatu ficou de fora.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Goveno de Minas Gerais iniciou a implantação de bibliotecas públicas em diversas cidades mineiras através de edital publicado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no ano passado, com prioridade para municípios que ainda não possuíam o espaço para a instalação dos equipamentos em área rural.
Na zona rural de Perdizes, no Triângulo Sul, foi inaugurada, em junho, a Biblioteca Pública Municipal Eduardo Teodoro da Silva, que recebeu da SEC um acervo com mais de mil itens (entre livros em impressão comum e Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros) no valor de R$ 26 mil.
O espaço, anexo à Escola Municipal Augusto Antônio de Alvarenga, fica no povoado da Igrejinha da Macega e virou um importante apoio para a cultura na região. “Temos um fluxo significativo de pessoas, os professores passaram a desenvolver projetos para incentivar os alunos a lerem mais e a frequentarem a biblioteca, e os pais também começaram a pegar livros”, diz a coordenadora administrativa da escola, Cristiana Medeiros.
“Pego muitos livros. Agora estou lendo A Grande Fábrica de Palavras, estou gostando muito. Entro lá e fico perdida de tanta coisa que tem, mas sempre escolho o livro certo”, conta.
Maria Aparecida Ferreira, 10 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental, assídua na biblioteca
Já foram inauguradas Bibliotecas em Perdizes, Poços de Caldas, Poté, Tiros e em Uberaba e na sequência receberão os municípios de Açucena, Araçuaí, Brumadinho, Paula Cândido e Senhora dos Remédios que já estão em fase de implantação.
Até o próximo dia 12 de setembro a Secretaria de Estado de Cultura mantém edital aberto para a criação de mais cinco bibliotecas em cidades mineiras, com prioridade para aquelas que não possuem o espaço. Cada um dos escolhidos receberá o equivalente a R$ 50 mil em acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs, audiolivros, estantes e carrinhos de transporte.
O edital e os formulários para a inscrição estão disponíveis no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br.
Em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo de Minas, recebemos informação de que Paracatu não apresentou proposta de adesão ao edital e não receberá o benefício.

 Foto: Divulgação/Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais de Uberaba

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button