Na tarde de ontem (12) um novo passo para combater a violência na cidade de Paracatu foi dado pelo prefeito Municipal Olavo Condé com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Uma reivindicação antiga do povo e que agora foi atendida pela administração por intermédio do vereador Cabo Gilvan, que apresentou requerimentos junto ao governo do estado e ao executivo municipal, justificando a necessidade dessa nova secretaria que na visão dele será essencial para combater a onda de violência que assusta a população.
O secretário da nova pasta já foi escolhido, sendo ele o Coronel PM Carlos Renato, ex-comandante da Polícia Militar da cidade e que atualmente encontra-se na reserva. O secretário será o agente de segurança de Paracatu com acesso direto ao gabinete do prefeito representando o povo junto ao governo municipal.
O Coronel virá para Paracatu na próxima semana e irá iniciar uma pesquisa da situação atual da cidade para subsidiar as ações que serão desenvolvidas, a curto, médio e longo prazo. A pasta será criada oficialmente e os funcionários que irão atuar e contribuir para a segurança da cidade serão selecionados em breve.
De acordo com as informações, o trabalho que o secretário desenvolverá na cidade será em conjunto com as Polícias Militar e Civil para juntos combaterem a criminalidade que tanto tem assustado o povo de Paracatu. Além disso, o trabalho também visa a prevenção de crimes e ainda a inclusão social, retirando jovens do mundo das drogas, fator este que está diretamente ligado aos crimes contra a vida e contra o patrimônio na cidade.
A secretaria ficará responsável por escutar os apelos e necessidades da população, como os crimes de maior incidência e onde eles estão concentrados com a finalidade de combater tal situação com medidas sociais e repressivas.
De acordo com o Prefeito Olavo Condé o objetivo é atender a comunidade e as empresas que tem cobrado do município melhorias para a segurança. “Nós temos que procurar profissionais capacitados, conhecedores da situação pra ajudar as ações da Polícia Civil e Militar”, afirmou o prefeito.
O que a população espera é que haja uma verdadeira mobilização nessas ações e que a tranquilidade volte a reinar na cidade.
Conheceça o Secretário Municipal de Segurança Pública
Coronel PM Carlos Renato Zenóbio, 52 anos, natural do Rio de Janeiro. Entrou para a Polícia Militar em 1985, como Cadete e foi declarado Aspirante a Oficial em 1987, sendo designado para o Batalhão de Trânsito em BH. Foi promovido a Segundo Tenente em 1988, a Primeiro Tenente em 1989, Capitão em 1993, Major em 1999 todos por merecimento. Já em 2012 foi promovido a Tenente Coronel por antiguidade e por tempo de serviço a Coronel, último posto da hierarquia na carreira militar.
Já atuou no Batalhão de Trânsito em BH; no 5º Batalhão em BH; 9º Batalhão em Barbacena; 1º Batalhão em BH; 13º Batalhão em BH; Diretoria de Apoio Logístico em BH; 22º Batalhão em BH, função de Comando; 55º Batalhão em Pirapora, função de Comando; 45º Batalhão em Paracatu, Comando; Sub Comando do 28º Batalhão em Unaí; Chefia do Estado Maior da 16ª RPM.
Possui os seguintes cursos em seu currículo: Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar; Curso de Gestão Estratégica na Fundação João Pinheiro; e Curso de Extensão e Gestão Estratégica na UFMG.
Por Lorranne Marques
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.