Como assim? O Google vale mais que todas as empresas do Brasil?

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Essa semana, uma notícia assustou até quem não entende nada de bolsa de valores. Até porque depois da queda da bolsa essa semana, a imprensa explicou de forma bem detalhada que, o valor de mercado de todas as empresas brasileiras listadas na bolsa de valores de São Paulo, a famosa Bovespa que você houve falar todos os dias no Jornal Nacional, terminaram o ano de 2015 valendo menos do que uma única empresa americana, a Google. Isso mesmo, aquele site que você pergunta tudo pra ele, que acha tudo na internet pra você…
O gigante de buscas vale 528 bilhões de dólares, contra 463 bilhões de dólares das empresas brasileiras que vem perdendo cada vez mais valor com a queda da capitalização. Entre os países latinoamericanos, a bolsa brasileira ficou atrás apenas da Colômbia, que perdeu 42,5% do valor de suas empresas.
A diferença é considerável e, dependendo do ponto de vista, mostra a grandiosidade do gigante de buscas ou a fragilidade da economia brasileira. A queda na capitalização da bolsa brasileira foi de expressivos 41,9%. Na comparação com os países latinoamericanos, o Brasil ficou atrás apenas da Colômbia, cujo valor das empresas listadas recuou 42,5%.
Mas por que estamos falando de economia em um espaço de tecnologia?
Pra você ter uma ideia, nada menos do que quatro das cinco empresas mais valiosas do mundo são empresas de tecnologia. Os dois lugares mais altos do ranking já nem devem ser surpresas para ninguém, temos a Apple em primeiro e a Google em segundo. O terceiro lugar é da Coca Cola, mas a Microsoft e a IBM seguem logo atrás, em quatro e quinto lugar na lista.
Ficou impressionado? Isso é apenas uma parte do quadro geral, já que, observando os próximos colocados da lista, fica bastante claro que a tecnologia está dominando o mercado. Apesar de serem menos de 25% do mercado mundial, as empresas do ramo ocupam metade das primeiras 20 posições, com as gigantes Samsung (7º), Amazon (10º), Intel (14º), CISCO (15º), Oracle (16º) e HP (18º).
O ano de 2015 foi realmente muito bom para as empresas de tecnologia. Pra você ter uma ideia, no mês de julho, a Google registrou ganhos de 16% em apenas um dia, batendo mais um recorde histórico de valorização de ações. Só essa alta representou mais de US$ 65 bilhões de dólares no valor de mercado da companhia.

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button