A Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais participou da quarta edição do Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, que foi realizado no último mês em São Paulo. O engenheiro ambiental da empresa Alex Amaral e o técnico em Meio Ambiente Alessandro Guimarães apresentaram o Projeto Água Limpa, que restabeleceu a vazão do Córrego Morro Agudo, em Paracatu (MG), do ponto de lançamento da água até a lagoa, esta que se formou neste mesmo curso d’água, por meio da qualificação da gestão hídrica da Unidade.
“Nossa intenção foi mostrar que a mineração pode ser cada vez mais responsável se tiver uma gestão hídrica competente, ainda mais se levarmos em conta as águas subterrâneas Foi uma ótima experiência profissional e tivemos oportunidade de evidenciar o nosso compromisso com os estudos hidrogeológicos”, afirma o engenheiro Alex.
O geólogo consultor e pesquisador da Universidade de São Paulo, Emanuel L'apiccirella, assistiu à palestra e ressaltou a qualidade técnica do projeto. “O Água Limpa demonstrou uma base sólida e a transparência do estudo hidrogeológico e da gestão hídrica da empresa”, afirma.
Este é o quarto artigo que Alex apresenta em congressos que abordam o tema águas subterrâneas. “A Votorantim Metais incentiva seus empregados a participarem de congressos nacionais e internacionais para apresentarem o bom desempenho de projetos realizados pela empresa, além de trocar experiências. A partir dessa exposição, contribuímos para qualificação do setor e para a desmistificação de preconceitos relacionados à mineração”, explica Antônio Eymard Rigobello, gerente geral de Sustentabilidade da Votorantim Metais.
O IV Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo é um evento técnico-científico que indica tendências futuras nas áreas técnicas, legais e acadêmicas ligadas ao meio ambiente subterrâneo. Durante dois dias, o Congresso reuniu representantes de universidades, legisladores, consultores e prestadores de serviço para compartilhar informações e experiências sobre o setor. O evento também ofereceu palestras e mesas redondas com os maiores experts do ramo.
Paralelamente ao Congresso, será realizada a FENÁGUA – Feira Nacional de Águas, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer as novidades em produtos e serviços do setor de águas e meio ambiente subterrâneo.
Fonte: Gustavo Monteiro / Ideia