Na tarde de hoje (26) a empresa Monsanto lançou um livro idealizado e patrocinado pela empresa sobre a história de Paracatu com o objetivo de preservar a história e cultura de nossa cidade que completou 217 anos na semana passada. O projeto “A Cidade da Gente” tem como objetivo resgatar valores importantes para as cidades em que a Monsanto faz parte.
O grande diferencial do livro é o fato de ter como protagonistas os alunos da Escola Municipal Professora Ada Santana Ribeiro, do povoado São Sebastião, que juntamente com o escritor José Santos elaboraram, escreveram, desenharam e tornaram o livro realidade. Os alunos visitaram os principais núcleos históricos e pontos turísticos da cidade e elaboraram redações, poemas e desenhos, que fazem parte do livro. A intenção é despertar o gosto pela leitura e escrita e fazer com que os alunos conheçam e disseminem a história e valorização de Paracatu.
O escritor disse que a experiência com os alunos foi muito prazerosa e que ele na verdade foi apenas um editor do livro, pois os alunos, auxiliados por professores e historiadores da cidade, desenvolveram o conteúdo.
De acordo com a Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto, Isabela De Marchi, eles escolheram desempenhar um trabalho na área da educação, pois acreditam que a educação transforma uma sociedade. “Esperamos que este livro seja muito usado pelos alunos para conhecer e valorizar a cultura da cidade”, disse Isabela De Marchi.
Das 40 cidades onde a Monsanto atua, foram escolhidas 05 para o projeto ser desenvolvido neste primeiro momento e uma das escolhidas foi Paracatu. Através da Editora Olhares o livro foi lançado e serão distribuídos 2.600 exemplares que ficarão disponíveis nas bibliotecas e escolas.