A variação linguística e a importância do professor de Língua Portuguesa

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

É importante destacar que a variação linguística está intimamente relacionada com o contexto sócio-econômico de seus falantes. Está diretamente relacionada com a interação entre as pessoas de um mesmo grupo social.
Esta variação não deve ser objeto de preconceito por aqueles que dominam ou pensam dominar a norma culta. Não é adequado imprimir uma visão arcaica da linguagem no sentido de entender que a variação linguística representa a degradação da língua e não admitir a existência da língua falada, bem como, não admitir que a escrita não se manifesta também em outros tipos e gêneros textuais.
O preconceito em relação à variação linguística, no que se refere às diferentes formas de expressão está profundamente enraizada na cultura ocidental e, infelizmente, a ciência da linguagem ainda não conseguiu “abrir as mentes, os ouvidos e os olhos da maioria das pessoas sobre o assunto.”
Diante deste cenário o professor de língua portuguesa tem um papel importantíssimo no contexto escolar. Cabe a ele auxiliar no rompimento com o pensamento preconceituoso que existe entre as variações da língua falada entre as pessoas. Sobretudo, em um país de dimensões continentais como o Brasil, a variação da língua falada é acentuada e precisa ser tratada como a identificação cultural de um povo e não de forma desrespeitosa e preconceituosa.
Diferentemente de outras línguas, como o inglês por exemplo, a língua portuguesa é extremamente complexa. A sua forma de conjugação verbal é uma das mais difíceis quando comparada com outras línguas. Por isso a aplicação da norma culta da língua portuguesa em sua expressão falada é praticamente impossível e tornaria a comunicação entre as pessoas quase inteligível. Além disso pouquíssimas pessoas dominam integralmente a norma culta e a sua utilização na comunicação falada acentuaria ainda mais o preconceito social existente em nosso país.
Isso não quer dizer que vale tudo… Por isso, como descrito anteriormente, a grande importância do professor de língua portuguesa neste cenário. O ambiente acadêmico serve exatamente para ensinar. Para ensinar as regras que compõem a norma culta de uma língua, a forma correta de sua expressão escrita e a maneira adequada de sua aplicação. E serve também para auxiliar na eliminação do preconceito linguístico ao ensinar aos alunos as diferentes formas de expressão falada da língua portuguesa e que tais diferenças devem ser respeitas e aceitas, pois, elas são provenientes da diversidade social e cultural que constituem o nosso país.
 
Prof. D.Sc. William José Ferreira
Professor e Diretor da Faculdade FINOM

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button