A Faculdade Finom traz uma grande novidade para o 2º Vestibular de 2015: o curso de Ciência da Computação. A autorização do curso foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 1º de junho de 2015, por meio da Portaria Ministerial nº. 401 de 29/05/2015.
A graduação em Ciência da Computação tem por objetivo preparar mão-de-obra especializada. O bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc). "Trata-se de uma profissão promissora e seletiva, por isso a qualidade do ensino é um fator que deve ser observado. A Faculdade Finom com seus 28 anos de tradição em educação de qualidade está totalmente apta a formar profissionais bem preparados para o mercado de trabalho”, afirma William Ferreira, diretor de Estratégias Institucionais da Finom.
Este profissional analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Cria ferramentas diversas de informática, dos softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações. É um profissional essencial a todos os setores da economia. Realiza assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede. Além de ser o profissional capaz de desenvolver novas linguagens para programação de computadores.
Mercado de Trabalho
-“Como ocorre com todas as carreiras da área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado de trabalho para o bacharel em Ciência da Computação continua aquecido. E nesta área a tendência é de aumentar, sobremaneira, a demanda por profissionais porque a tecnologia está, cada vez mais, presente nos serviços do nosso cotidiano. Por isso, tais profissionais são e continuarão sendo imprescindíveis para sociedade contemporânea e do futuro”, ressaltou o presidente da mantenedora, Virgílio Eustáquio.
O bacharel pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras e informatização de folhas de pagamento. A Região Sudeste concentra a maior parte das empresas de TI e as melhores oportunidades. É um investimento com retorno garantido e a duração da graduação é de apenas oito semestres.
O que você pode fazer
Banco de Dados.
Criar programas de computador que organizem, classifiquem e façam a indexação de informações.
Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos.
Elaborar programas e jogos de computador.
Analisar e planejar novos produtos.
Desenvolver novas linguagens para programação de computadores.
SuporteTácnico.
Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Fazer manutenção de sistemas.
Fonte: Guia do Estudante