A série: Fala Professor traz informações sobre o Curso Técnico em Mineração

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O paracatu.net entrevista Professores de Cursos Técnicos para ajudar os Alunos indecisos na escolha de qual Profissão seguir.

Hoje, o Professor Jorge Luiz Gonzaga, responsável pela pasta de 3 disciplinas do Curso Técnico em Mineração da Escola Multi Tech fala sobre o profissional da área:

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Técnico em Mineração está em ampla expansão graças ao crescimento do setor mineral. O profissional poderá trabalhar em mineradoras, construtoras, petrolíferas, siderúrgicas, metalúrgicas, centros de pesquisa e/ou tecnologia, órgãos governamentais, instituições de ensino, entre outros.

O total da mão de obra empregada na mineração em 2011 alcançou 175 mil trabalhadores. Estudos feitos pela Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, mostram que o efeito multiplicador de empregos é de 1:13 no setor mineral, ou seja, para cada posto de trabalho na mineração são criadas 13 outras vagas (empregos diretos) ao longo da cadeia produtiva. Portanto, pode-se considerar que, em 2011, o setor mineral empregou cerca de 2,2 milhões de trabalhadores diretos, desconsiderando as vagas geradas na fase de pesquisa, prospecção e planejamento e a mão de obra ocupada nos garimpos.

Média Salarial

O salário médio é de aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais), profissionais que tem qualificações como conhecimento de inglês e informática, dominando softwares específicos da área, pode chegar até R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Perfil Profissional

É um dos mais completos profissionais que atuam nas mais diversas áreas da mineração, podendo se envolver em atividades de campo, escritório, laboratório de análise ou de processos industriais. 

Essas atividades variam muito dependendo da área de atuação escolhida, porém, sua formação o capacita a atuar juntamente com geólogos e engenheiros em praticamente todos os processos realizados na operação de uma mina, que vai desde a pesquisa e planejamento de lavra até o beneficiamento do minério, além de poder atuar também, em investigações e estudos científicos, gemologia, geotécnica e na aplicação de técnicas de recuperação ambiental de áreas mineradas. 

O Técnico em Mineração está capacitado para atuar com competência tanto na área de conhecimento técnico específico, aplicando as normas técnicas de cada atividades, mas também no tocante a situações que envolvem relações interpessoais e aplicação de medidas de controle e proteção ambiental e à segurança do trabalho.

Condições e locais de Trabalho

Técnicos em Mineração trabalham tanto no escritório, laboratórios e usinas de beneficiamento bem como frequentemente executando trabalhos de campo. Isso faz com que as condições variam de área pra área. 

Este profissional pode atuar em empresas de extração de minérios, petróleo, pedras preciosas, rochas ornamentais, órgãos governamentais e ambientais, empresas de equipamentos de mineração, fábricas de explosivos, centros de pesquisa em mineração, ou ainda prestando consultoria.

Fonte: http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00002786.pdf

Matrículas Abertas para o Curso Técnico em Mineração: 1 ano e meio – 36715010.

 
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button