O município de Paracatu (MG) sediou, nos dias 15 e 16 deste mês, o 2º Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras, no Auditório da ACE/CDL. O encontro, que tem o apoio da Votorantim Metais, discutiu o estado da arte do conhecimento geológico na Faixa Paracatu – Vazante, seus avanços, desafios e sugestões de trabalhos futuros. O evento é uma homenagem ao professor Marcel Dardenne, que dedicou parte de sua vida acadêmica estudando e formando geólogos especialistas nessa região.
O primeiro dia de seminário contou com palestras de pesquisadores de todo Brasil. A abertura do evento foi realizada no dia 15, e contou com a presença do geólogo de exploração mineral da Votorantim Metais, Luiz Flávio Antunes de Melo; além do prefeito de Paracatu, Olavo Remígio Condé, bem como de representantes do Ministério de Minas e Energia, Serviço Geológico do Brasil, Universidade de Brasília, entre outros.
No dia seguinte, o também geólogo de exploração mineral da Votorantim Metais, Gustavo Diniz de Oliveira, ministrou uma palestra sobre os desafios para investigação de depósitos de zinco e chumbo não aflorantes. A apresentação abordou também as ferramentas que a Votorantim Metais tem utilizado na prospecção mineral e os resultados das parcerias com as universidades no desenvolvimento de projetos de pesquisa na região de Vazante e Paracatu. O profissional também participou de uma mesa redonda que debateu o tema que titula o seminário – Mineração na Faixa Paracatu – Vazante: avanços, desafios e sugestões de trabalhos futuros.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.
Saiba mais em: www.vmetais.com.br
Fonte: Idéia Comunicação
Foto: Divulgação/ CPRM.