Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC, realizou na última semana, a eleição de nova diretoria conforme determina o Estatuto da Entidade. Na oportunidade, foi apresentada apenas uma chapa concorrente e por aclamação dos sócios e colaboradores presentes, o atual Presidente Eurípedes Tobias foi reconduzido à Presidência da Associação.
Tobias afirmou que pretende continuar o trabalho junto à comunidade e os recuperandos para reafirmar a presença e o papel da APAC, fortalecendo a metodologia, a “formação básica e profissional e a integração dos recuperandos e egressos no mercado de trabalho, na sociedade e junto a suas famílias.”
A APAC considera os presos como reeducandos, partindo do pressuposto de que todo ser humano é recuperável, desde que haja um tratamento adequado. Os princípios seguidos são os da individualização do tratamento; da redução da diferença entre a vida na prisão e a vida livre; da participação da família e da comunidade no processo de ressocialização; e do oferecimento de educação moral, assistência religiosa e formação profissional
Durante a Cerimônia de eleição e posse, a APAC de Paracatu recebeu uma excelente notícia. O Vereador Marlon Gouveia (PHS), esteve presente representando o Deputado Federal Eros Biondini e anunciou a liberação imediata de recursos para a entidade na ordem de R$ 287.067,00 para manutenção e ampliação dos serviços prestados pela entidade à Comunidade de Paracatu.