Morador da cidade de Unaí, o jovem, filho de produtores rurais, iniciou as aulas no sábado (22) no curso de Geografia na modalidade de Ensino a Distância (EAD), mas com uma história que alia drama, superação e a realização de um sonho.
Em setembro de 2014, vai completar seis anos que a rotina de Anderson mudou por completo. Segundo ele, quando estava na propriedade rural de sua família, um acontecimento fez com que, a partir daquele momento, ele não mais poderia caminhar e a sua locomoção se daria somente por meio de cadeira de rodas. “Quando parei de caminhar não tinha concluído o ensino médio”, recorda-se Anderson que reconheceu as dificuldades no início até o retorno aos estudos.
Após mais uma etapa vencida de concluir a fase escolar e um período de, aproximadamente, cinco anos sem estudar, o nosso “herói acadêmico”, após incentivo de diversas pessoas, dentre elas a professora Acivânia de Matos Lima, tutora dos cursos a distância da FINOM e que reside na cidade vizinha de Unaí, conseguiu a aprovação no processo seletivo da Instituição. Anderson ressalta o apoio recebido para esta conquista.-“Primeiro de tudo quero agradecer a Acivânia que orientou, contou como é a Faculdade Finom e o curso e sobre a facilidade de pagamento que é o ensino a distância e outras pessoas que também me incentivaram”, contou Anderson.
Apesar de ser cadeirante, as limitações não o impedem de dirigir. No seu primeiro dia de aula no curso de Geografia a Distância da FINOM, o acadêmico acordou às 5h30, pois ele mesmo confessou que estava ansioso para chegar no horário marcado e dirigiu o seu veículo de Unaí até Paracatu. Se a ansiedade de iniciante na Instituição o incomodava um pouco, Anderson admitiu que quando retornar para o segundo encontro no dia 22 de março será muito mais tranquilo.
-“Vou para casa mais feliz do que quando cheguei aqui na Faculdade FINOM. Por mais que seja lei a questão de acessibilidade a Finom atende a todos os requisitos que necessitei com rampas de acesso e banheiros adaptados e o excelente atendimento de todos os setores. Está 100%, não tenho reclamação”, elogiou o esforçado e guerreiro acadêmico do curso de Geografia na modalidade a distância.
O Diretor Geral da Faculdade FINOM, professor William José Ferreira, destacou a importância da força de vontade, dedicação e empolgação contagiante do aluno Anderson “que engrandecerá ainda mais o nosso curso e a nossa Instituição”, disse. Destacou ainda que, conforme mencionado pelo próprio Anderson, embora seja exigência legal “a FINOM ultrapassa a questão da legalidade, pois faz questão de atender no que for preciso às necessidades não só de seus alunos mas de toda comunidade acadêmica”, finalizou.
Texto e Foto: Tiago Manique/Comunicação Social Faculdade Finom
