Google e Facebook travam batalha pra dominar a internet dos céus

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Algum tempo atrás falamos sobre a possibilidade de que no futuro, os revólveres, canhões, bombas, aviões, soldados, metralhadoras e toda artilharia de guerra fossem substituídos por computadores, sistemas, vírus, hackers e em vez de balas e bombas, a munição seria programas e arquivos executáveis.

Bem, isso já acontece nos bastidores das nações, com certeza, mas, agora também se estende as empresas e corporações globais que já dominam nossas vidas.

A Google e o Facebook parecem estar próximos de travar uma batalha que envolve a internet, mas dessa vez fora dos computadores e que realmente surpreendem. São projetos, já em testes inclusive por parte da Google, com a mesma finalidade: levar internet para lugares sem infraestrutura. Como? Pelos céus!

Não entendeu? A gente explica!

A concorrência entre as mais bem-sucedidas empresas da atualidade aumentou nas últimas semanas, quando começaram a circular rumores de que o Facebook estaria negociando a compra da Titan Aerospace, fabricante de drones, aqueles equipamentos parecidos com um disco voador, que voam, movidos a energia solar.

A ideia vem ao encontro do interesse do Facebook de levar a internet para todos os lugares do mundo. Enfim, eis aí uma disputa que deve ganhar novos campos de batalha entre Facebook e Google.
A Google aliás, vai investir no “loon”, um projeto que tem a intenção de colocar balões meteorológicos flutuando na estratosfera (a 20 km de distância do solo), com a capacidade de oferecer conexão 3G para uma área de aproximadamente 40 km de diâmetro.

A internet transmitida por estes equipamentos seria recebida na terra por meio de antenas projetadas para isso. Para se movimentar, o Loon faria uso das diversas camadas de ventos existentes na estratosfera, sendo levado para onde fosse necessário. O projeto está em fase de testes desde junho de 2013, na Nova Zelândia.

Do outro lado estã Mark Zuckerberg e o facebook com a compra da fabricante de drones por US$ 60 milhões. Muito dinheiro?  Nada, deve ser o troco dos dos bilhões investidos no WhatsApp.

Os drones, que são abastecidos com energia solar, também flutuariam na estratosfera e usariam as mesmas correntes de vento para se movimentar de um lugar para outro.

E agora você deve estar se perguntando. Mas será apenas a boa intenção de oferecer internet para todos os locais do planeta? O que move os interesses de Google e Facebook? Logicamente que não é só porque as empresas são boazinhas, afinal, ambas são empresas demandam lucros, normal para quem está inserido no mercado.

A única certeza que fica é a dúvida:  Quem vai dominar a internet dos céus? 

.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button