Nestas últimas semanas, circulou um boato na internet, dizendo que o Facebook passaria a ser pago, mas na verdade é que 99% dos internautas (tomara que você não esteja incluído nestes) prefere compartilhar qualquer coisa pelo título do que ler ou procurar saber se aquilo é verdade.
Já de cara, na página inicial do site, podemos ver a famosa frase informando que o Facebook é e sempre será gratuito. Mas pelo fato de que a maioria das pessoas "não lê" os avisos que aparece na tela e simplesmente concordam com todos os "ok's" a notícia acaba sendo multiplicada por desavisados.
"É gratuito e sempre será". Esta é a mensagem, que aliás é bem clara.
A falsa mensagem compartilhada começa com um aviso em letras maiúsculas: "FALTAM 12 HORAS PRAZO FINAL, ACABOU DE SAIR NA MÍDIA, EXTRA OFICIAL" detalhe: Já tem uns 2 meses que tá circulando e continua faltando 12 horas…
"Passou no Domingo Fantástico (domingo passado) (NÃO PASSOU) e no Programa do Ratinho na quinta-feira, (COM CERTEZA NÃO) no Jornal Nacional e na terça-feira, na rede CBM – também não! E repare que o fofoqueiro virtual escreveu CBN com M de Maria.
Mas os absurdos seguem com uma "chacota"no meio do texto pra testar a percepção do internauta:
"Passou no show do Calypso no sábado." é pra rir né?
Continuando: Daqui a 30 horas os fiscais do Face iniciarão procedimentos e fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de inadimplentes com inclusão no SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS (conforme lei 3102/07-06, recentemente aprovada pelo congresso federal).
Ahhhh!!! Já chega… É muita bobagem pra pouco texto! A pessoa ser chamada de "Bobonis e Trolins" e ainda compartilhar o texto? Veja que no próprio texto o autor tira sarro com quem compartilha: Não esqueça de colar isso no seu mural e você estará livre da cobrança e livre de ser taxado de bobo mais uma vez, dentre outros inconvenientes.
Esta é a parte ruim das redes sociais. Boatos como este realmente são o atraso das redes sociais. Mas é impossível que uma rede "gratuita" como o Facebook esteja livre de notícias e perfis fakes. Hoje em dia qualquer um maior que 13 anos pode se cadastrar no sistema e já sair usando a ferramenta da forma que achar conveniente.
Muitas vezes para o usuário comum é quase impossível descobrir a origem dos boatos, até mesmo se a notícia é verdadeira ou não, principalmente quando até mesmo seus próprios amigos, desavisadamente, compartilham esse tipo de conteúdo.
Mas continua valendo a velha regra do mundo real no virtual: Antes de espalhar, confirme! É tão fácil fazer uma pesquisa no google. As vezes são menos cliques do que o ato de compartilhar a mentira.
Aí o que acontece? Você vai compartilhando, passando e repassando correntes, entupindo a internet de bobagens, hoax, malwares e vírus… E depois reclama que a internet está lenta e seu computador está travando.
SAIBA MAIS
Conheça e relembre cinco das principais mentiras mais publicadas e compartilhadas no Facebook
Alguns tipos de hoax que aparecem no Facebook são novos, mas na maior parte são histórias que já circularam pela internet há anos e ganharam uma nova roupagem para continuar enganando os usuários.
Separamos alguns dos principais tipos de boatos que, vira e mexe, aparecem na sua timeline do Facebook:
1 – o Facebook vai passar a ser cobrado em breve
Essa é clássica! Um boato que surgiu ainda no tempo do semimorto Orkut, há mais de 10 anos…
Já falamos aqui no E-farsas de uma notícia falsa que apareceu no Facebook em fevereiro de 2013 sobre a futura cobrança do serviço. Na ocasião, o hoax afirmava que iria ser cobrada uma taxa de adesão de U$9.90.
Em maio, o texto foi levemente alterado e a nova versão passou a dizer que para você continuar utilizando o “Face” iria ter que desembolsar €4,5 por mês. Claro que tudo não passou de um boato e o próprio Facebook, em uma publicação feita em sua página oficial, desmentiu a possível cobrança.
2 – O Facebook vai ajudar aquela criança doente
A propagação desse tipo de boato parece ter diminuído ultimamente no Facebook (o que não quer dizer que tenha acabado de vez). Igualmente herdado do Orkut, esse hoax mostra, geralmente, uma foto de alguma criança com uma doença de pele (ou algum problema que a tenha deixado com a “aparência prejudicada”) e um texto dizendo que a cada curtida ou compartilhada o Facebook irá pagar uma quantia em dinheiro para ajudar no tratamento do doente.
3 – O Facebook será dono das suas imagens
Essa apareceu em maio de 2011. De acordo com o texto (e suas diversas variações), o Facebook passará a ser dono de todas aquelas fotos que você já publicou no seu perfil. Como já explicamos aqui nesse artigo, a versão que apareceu em 2011 dizia que “a partir de sexta-feira” a nova política iria entrar em vigor.
Só que, como todo bom boato que se preze, esse também não era datado. O texto apenas afirmava que o fato iria acontecer “na próxima sexta-feira” e, até hoje, nada!
4 – Mude as configurações do Facebook para a sua privacidade
Como já explicamos em outubro de 2011, alguns textos alarmistas assustam o usuário do Facebook há meses. A cada nova versão, o alerta “ensina” como fazer para ter a sua conta e a sua privacidade preservadas.
Só que os textos são, em sua maioria, confusos e não explicam corretamente o que se deve fazer para que as suas publicações fiquem ocultas. Se o leitor seguir à risca o que é sugerido no alerta é bem possível que ninguém (ninguém mesmo) consiga ver o que você posta.
5 – O Facebook irá encerrar as suas atividades
Pelo menos uma vez por mês essa história aparece nas nossas timelines do Facebook. O boato afirma que Mark Zuckerberg resolveu acabar com o Facebook e o serviço só vai funcionar até o dia 15 (o mês varia de acordo com a versão). Lógico que essa é mais uma das mentiras envolvendo a rede social, como já mostramos em janeiro de 2011.
Conclusão
Essas foram apenas algumas das inúmeras farsas que circulam pelo Facebook. Gostaríamos de saber se você já viu alguma dessas na sua timeline. O que você fez? Ignorou, denunciou ou compartilhou?
Conte aí nos comentários!