No dia 10 de abril de 2013, os empresários ceramistas Francisco Germano da Silva, Leandra Germano Cruzeiro, João Batista da Silva, Bruno Henrique Braga Vaz e José Eduardo Mendonça Júnior de João Pinheiro e Alexandro Antônio Alves e Sebastião da Cunha Coutinho de Brasilândia de Minas viajaram em missão para Ituiutaba. A viagem faz parte do Projeto Cerâmica Vermelha que tem como objetivo oferecer estratégias de gestão, inovação, cultura da cooperação e implantação de novas tecnologias no processo de produção de produtos cerâmicos no Noroeste Mineiro.
Durante a visita técnica que aconteceu no dia 11 de abril, os empresários foram recebidos na FIEMG pelo Presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Triângulo e do Alto Paranaíba, Ivan Abrão, momento em que foram feitas várias reflexões sobre a importância da união dos empresários do setor, as conquistas e também na defesa de seus direitos, visto que encontram muitas dificuldades, principalmente associadas às questões trabalhistas e ambientais.
No decorrer do dia foram visitadas as Cerâmicas Monte Azul, Maracá e Santorini, empresas que são atendidas pelo SEBRAE da região de Ituiutaba desde o ano de 2010, quando os empresários tiveram a oportunidade de discutir sobre diversos assuntos, como: processos de produção e sustentabilidade, gestão, certificação de produtos, automatização, qualificação da mão de obra, créditos de carbono, além de identificar suas dificuldades e facilidades diante de uma nova realidade.
Os Projetos que atendem as duas regiões de Minas Gerais são iniciados a partir da contratação do Centro de Produção Industrial Sustentável – CEPIS, que é uma ação do SEBRAE Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado de Economia da Suíça (SECO) e apoio técnico da Universidade de Ciências Aplicadas do Noroeste da Suíça (FHNW), que tem apoiado as empresas nas ações afins a otimização de processos industriais, eficiência energética e produção mais limpa.
Todas as atividades foram acompanhadas pelos analistas técnicos do SEBRAE da Regional Triângulo Wesley Prado e Adenilce Moreira de Souza Rodrigues, da Regional Noroeste.
Participaram também de todas as atividades da missão, os representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável de João Pinheiro – ADESJOP, João José Machado e Antônio Germano da Silva Filho, técnico em segurança do trabalho, da Associação das Cerâmicas e Oleiros de João Pinheiro – ACEOP.
As próximas atividades a serem realizadas pela Regional Noroeste no Projeto Cerâmico Vermelha estão associadas à gestão financeira das empresas, com o curso “Na medida” que será iniciado no dia 15 de abril, com uma carga horária de 20h e no município de João Pinheiro.
Fonte: Comunicação Sebrae