A Kinross Paracatu abrirá, no dia 8 de maio, a seleção pública de projetos sociais a serem beneficiados pelo Seminário de Parcerias para o ciclo 2013-2014. A íntegra do edital, o calendário de atividades e o formulário para inscrição estarão disponíveis no site www.kinross.com.br. O prazo para apresentação das propostas é até as 16 horas de 19 de junho.
“Os objetivos das linhas de trabalho que compõem o eixo de Geração de Trabalho e Renda do Integrar em 2013 são fortalecer o capital social e estimular a formação de redes e parcerias entre organizações de Paracatu; propiciar o desenvolvimento de projetos com potencial para melhoria de renda e da qualidade de vida; qualificar as organizações e apoiar a construção de projetos que promovam geração de trabalho e renda, além do alinhamento às diretrizes do Diagnóstico Paracatu 2030”, afirma Gilcélia Cosenza, analista de Relacionamento com Comunidade da Kinross Paracatu.
Podem apresentar propostas ao Seminário de Parcerias organizações não governamentais e comunitárias, legalmente constituídos, sem finalidades lucrativas, que atuem no atendimento aos públicos em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Paracatu. Para tal, as entidades devem seguir algumas condições, entre elas: estar em dia com suas obrigações fiscais; não possuir caráter político- partidário; exercer atividade que não seja considerada ilegal; não praticar o uso do trabalho infantil, o uso inadequado do trabalho de adolescentes e o uso de trabalho análogo ao escravo; realizar a correta inscrição e apresentação de documentos, conforme o edital; e prestar contas atualizadas caso desenvolvam outros projetos em parceria com a Kinross.
Nesta edição foi ampliado, também, o período de desenvolvimento e realização dos projetos. As etapas de apoio técnico e de execução se estenderão até dezembro de 2014. Além disso, por meio de ferramentas e indicadores de resultados, a Kinross poderá manter o apoio às organizações participantes do edital do ciclo anterior, cujas iniciativas executadas apresentaram potencial de evolução.
Recursos e áreas temáticas:
O Seminário de Parcerias 2013-2014 destinará recursos financeiros obedecendo aos limites apresentados no edital. Os projetos deverão considerar três áreas temáticas: a) Cultura – propostas ligadas à economia da cultura, que propiciem a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços que fortaleçam a identidade cultural do município de Paracatu; b) Educação – projetos voltados para a formação, capacitação ou qualificação profissional de jovens na faixa etária dos 18 aos 29 anos e; c) Meio Ambiente – ligados à reciclagem e à produção agrícola, com uso de técnicas sustentáveis.
Em todas as áreas é necessário que as propostas apresentadas fomentem a geração de trabalho e renda, em caráter complementar ou principal, além de estratégias de sustentabilidade para os próximos anos. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita por meio de carta, pela imprensa e no site www.kinross.com.br.
Programa Integrar:
A Kinross Paracatu criou em 2011 o Programa Integrar, em um processo que vem consolidando a implementação de sua política de seu investimento social privado, focado nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. O objetivo é desenvolver, por meio de parcerias, projetos que visam estimular resultados transformadores, gerar valor compartilhado aos envolvidos e fortalecer políticas públicas já existentes no município.
Com essa proposta, a Kinross busca construir, junto com a sociedade local, iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Paracatu, reforçando seu compromisso com a cidadania corporativa exemplar e reafirmando a crença na união de esforços como meio efetivo de transformação social.
O Programa Integrar baseou-se nos estudos do Plano Paracatu 2030 e em indicadores sociais locais críticos que apontaram oportunidades de mudança. Para garantir ampla atuação e abrangência, o programa é constituído de projetos diversificados, em ações que se complementam, tendo como diferencial a definição de indicadores de desempenho e metas para o monitoramento sistemático dos resultados.
Informações: CDN Comunicação Corporativa