Políticos, artistas, empresários, religiosos, professores, empreendedores etc. Independente da sua área de atuação; foram centenas de nomes indicados para figurarem entre as personalidades que de uma forma ou de outra, se dedicaram a fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver.
Paracatuenses, por nascimento ou opção, que contribuíram com o desenvolvimento político, econômico e social durante o ano de 2012. Feita a “retrospectiva” dos internautas, foi feito o ranking daqueles que orgulham a nossa terra e que vêm realizando atividades cujos resultados se disseminaram ou repercutiram por campos muito além das divisas do município.
Ao homenageá-las pelos feitos, homenageamos, aqui, também, aos milhares e milhares de mineiros anônimos que permanecem, em silêncio, trabalhando para edificar nossa terra e nossa gente.
Durante 3 meses, os internautas do Portal www.paracatu.net indicaram mais de 100 nomes e após a primeira preliminar e a restrição ao s números repetidos dos IP’s (número que identifica os computadores), 12 nomes se destacaram.
Os números da pesquisa: Foram mais de 15 mil e-mails com sugestão e votos, sendo 14.905 votos válidos, considerando que o seu número de IP não foi repetido.
Bispo Emérito Dom Leonardo de Miranda Pereira
Natural de Diamantina, e hoje um cidadão honorário de Paracatu entre várias outras cidades do Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, Dom Leonardo se dedicou, como poucos, nas dimensões religiosa e social, ao acolhimento dos menos favorecidos, à organização das Pastorais de Base, contribuindo enormemente para a unificação de parte da nossa Região Noroeste em torno de ideais comuns de desenvolvimento e prosperidade para todos.
Ficou 26 anos a frente da Diocese de Paracatu. É atualmente o Assessor Nacional da Pastoral do Menor junto a CNBB e entre tantas outras obras, podemos chamar o nosso bispo de “Bispo das Vocações”.
No dia 07 de Novembro de 2012, torna-se bispo emérito da diocese e eleito pelo Papa Bento XVI como Administrador Apostólico da Diocese.
Vereador Glewton de Sá
Seu primeiro mandato foi marcado por uma atuação de destaque à frente de decisões polêmicas que muitas vezes o deixaram isolado até mesmo na base de apoio do governo na Câmara, mas essa mesma atuação fez com que fosse um dos poucos parlamentares reeleitos em Paracatu e comprovando a aprovação da comunidade que acompanha de perto o trabalho de Glewton, o Professor foi um dos campeões entre as indicações da Personalidade do Ano de 2012.
Seu jeito simples de fazer política impressiona e seja em sala de aula ou no trabalho parlamentar dentro da Câmara de Vereadores o Professor Vereador Glewton trata os seus alunos ou seus eleitores como companheiros de uma luta que ele mesmo define como: “Política de fazer o bem ao próximo.”
Um dos internautas destacou: “Ele é um homem de prontidão que sempre está à disposição da comunidade. Me orgulho de ter um vereador como ele em nossa cidade, a educação vem melhorando cada vez mais, assim como os outros setores da cidade e sei que se depender dele melhorá cada vez mais.”
Ed Guimarães – Radialista FM Repórter
Na área da comunicação, o único Tri Campeão entre os indicados, conduz a mais de 23 anos, o programa de maior audiência no Noroeste de Minas de maneira imparcial. Emite sua opinião particular sem medo de retaliações e ainda coloca o programa à disposição daqueles que se sentirem ofendidos.
Seu Histórico na Comunicação é tão grande quanto sua competência. Já atuou em diversos veículos em Minas Gerais e Brasília, apresentou programas de TV e Rádio e é citado pelos colegas de profissão e por Profissionais de Comunicação como referência em todo o Noroeste.
Os internautas que indicaram Ed Guimarães, enxergam no radialista uma figura de respeito e credibilidade.
“-O programa FM Repórter é uma referência na comunicação em Paracatu e um sinônimo de verdade.” Destacou um dos internautas consultados.
Ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes
Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serpro (1979-84).
Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.
Joaquim Barbosa é o primeiro ministro reconhecidamente negro do STF, uma vez que anteriormente já compuseram a Corte um mulato escuro, Hermenegildo de Barros, e um mulato claro, Pedro Lessa.
Recebeu quase 50% das indicações recebidas pelos internautas do Paracatu.Net, que destacaram seu trabalho não só pela sua atuação a frente do STF, mas por ser um exemplo de superação.
O Ministro receberá a homenagem em um dia a ser confirmado pela sua assessoria.
Prefeito Olavo Remigio Condé
Casado, pai de dois filhos, Olavo Condé é agricultor e considerado um dos maiores produtores de grãos de Paracatu. É sócio com os irmãos do Grupo Elo Forte. Foi presidente da Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e membro efetivo do Conselho Municipal de Assistência Social e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu.
Apesar do sucesso empresarial incontestável, Condé iniciou a campanha desacreditado e encontrou muita resistência durante as eleições, sendo alvo de muitas difamações durante o período. Os números iniciais colocavam Olavo Condé como último colocado na corrida eleitoral, porém, com o tempo foi agregando apoios importantes e a estratégia de não combater, ocupando-se apenas em apresentar propostas cativou quase 50% do eleitorado Paracatuense.
“-Olavo Condé é um homem simples e de muita capacidade administrativa, que deu uma aula de sabedoria durante as eleições e merece ser a Personalidade do ano 2012.” Destacou um dos internautas.
Vera Lúcia Lemos Campos Botelho
A atual Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social já atuou como Secretária em Governos anteriores e considerada pelos principais analistas e pela imprensa regional como uma das peças “chave” para a eleição do atual Prefeito Olavo Condé.
Em 2012 tinha seu nome entre os mais cotados para a sucessão eleitoral de Paracatu e com apoio de nomes importantes no Governo Federal e Estadual, contudo encontrou resistência dentro de seu partido e sentindo-se alijada do processo eleitoral uniu forças ao grupo de Olavo Condé.
Durante sua gestão à frente do Conselho da Infância e Adolescência de Paracatu, desenvolveu um excelente trabalho de mobilização que resultou em quase 500 mil reais em recursos para o Fundo da Criança e Adolescência.
“-Ela tem conhecimento, competência, simplicidade para lidar com as pessoas e todos os requisitos que fazem dela uma das pessoas mais marcantes na história recente de Paracatu.” Destacou uma internauta.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.