Kinross dá mais um importante passo para a preservação da água de Paracatu
Empresa é a primeira de Minas Gerais a conseguir a licença que permite a gestão de sua captação considerando a necessidades da população na região.
Paracatu – A Kinross, uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, deu mais um grande passo na proteção dos recursos hídricos da bacia do Entre Ribeiros, localizada na região de Paracatu. A empresa é à primeira de Minas Gerais a obter uma outorga sazonal para captação de água, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de toda a região.
A outorga, concedida pela SUPRAM NOR – Superintendência Regional de Meio Ambiente do Noroeste de MG – no dia 04 de dezembro, baseia-se na captação de água de todo o volume anual requerido para as operações da empresa concentrado durante o período chuvoso. A medida adotada reduz ao mínimo ou mesmo elimina os volumes captados durante o período da estiagem, quando a maior parte dos demais usuários da bacia, em especial o setor agrícola, necessita da captação para manutenção de suas plantações. Desta forma, os riscos de falta de água bem como de conflitos por seu uso são reduzidos significantemente.
Em 2011, a Kinross iniciou a implantação de uma estratégia de sustentabilidade que tem como um dos vetores principais a preservação de recursos hídricos. Neste contexto, foi implementada uma série de medidas que visaram melhorar o desempenho no uso racional da água tais como a implantação de um sistema de gestão da água, que permite mensurar sua utilização de forma mais precisa e identificar as perdas para aumentar a eficiência. Além disto, a empresa iniciou a implantação do Projeto Nascentes em parceria com a ONG local MOVER (Movimento Verde de Paracatu), o IEF (Instituto Estadual de Florestas de MG) e proprietários rurais locais, que já cercou 30 nascentes com o intuito de protegê-las e preservá-las.
Desde 2009, a Kinross vem investindo também em um projeto piloto de preservação da nascente do Córrego Espalha em parceria com a comunidade rural do local, que já apresenta seus primeiros resultados. A empresa também contratou e preparou, o Plano Diretor de Gestão Hídrica da Bacia do Ribeirão do Entre Ribeiros, na qual mantêm suas captações de água. Este plano inclui o diagnóstico da bacia, seus principais usos, além de propor soluções tecnicamente viáveis para a utilização sustentável das águas na região, assegurando o recurso para todos os usuários. A participação da Kinross e sua parceria com o Comitê de Águas da Bacia do Paracatu tem sido imprescindível para a efetivação de todas estas ações.
Com informações da Revista Fator Brasil