Para demonstração do potencial arquivístico de Paracatu, especificamente do ponto de vista histórico-social e científico, foram expostos na ocasião um processo de inventário datado de 1799, manuscritos recém restaurados, do ano de 1770, fotografias de Paracatu oriundas da primeira metade do século XX, o Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, do ano de 1782 , alguns instrumentos de pesquisa publicados pelo Arquivo Público em parceria com a Faculdade Finom em 1998, a edição do jornal local Folha do Povo, de 1919, e alguns dos produtos e equipamentos utilizados para a higienização e restauro de documentos.
O curso de formação de condutores de turismo está sendo realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Paracatu, através de sua Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e a ADESP (Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu).
O Arquivo Público Municipal está localizado na Rua Temístocles Rocha, nº 249 – Centro (próximo à Delegacia de Polícia Civil) e encontra-se aberto para visitação das 8h00 às 17h00, sendo necessário o agendamento quando se tratar de visita por grupo de pessoas. Outras informações pelo (38) 3671-5236 ou através do site paracatumemoria.wordpress.com
(*)Por Carlos Lima, graduado em Arquivologia pelo Universidade Federal da Bahia e Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

