Kinross capacita organizações sociais de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Treze instituições do terceiro setor receberam treinamento para aperfeiçoar suas atividades de gestão e planejamento.


A Kinross,por meio do Integrar, dentro do seu Eixo de Geração de Trabalho e Renda (Seminário de Parcerias), encerra neste mês o Programa de Desenvolvimento e Gestão (PDG). Foram 13 instituições sociais de Paracatu beneficiadas com formação com foco em gestão.


“O PDG é mais uma iniciativa da Kinross para construir, junto com a sociedade local, ações que gerem valor compartilhado aos envolvidos e que fortaleçam as instituições existentes em Paracatu”, ressalta a gerente de Comunicação e Relações com Comunidade da empresa, Fadwa Andrade.


O Programa começou a ser aplicado em Paracatu em março deste ano e contou ao longo dos meses com seis módulos de ensino, desenvolvidos por uma equipe de especialistas de diversas áreas de atuação. Estes módulos foram aplicados presencialmente e estruturaram-se em torno dos seguintes conteúdos: Fundamentos e Compromissos; Parcerias, Alianças e Redes; Gestão Financeira; Comunicação; Gestão do Conhecimento e Governança e Gestão. O Programa previu, após cada encontro, um trabalho de repasse dos conhecimentos pelos participantes e a sua aplicação nas organizações.


O PDG foi realizado em parceria com o Instituto Hartmann Regueira (IHR), organização social sediada em Belo Horizonte (MG), cuja expertise é o desenvolvimento de coaching social, isto é, durante o período de formação a organização é atendida particularmente por um coach (instrutor), que a apoia em seu plano de desenvolvimento institucional, planejamento estratégico e alcance das metas definidas. O coach orienta a organização na formulação de seus planos deação para que possam atingir os objetivos estipulados.


O maior desafio do programa foi tornar o planejamento estratégico vivo e dinâmico no interior da organização. A coach do PDG, Bárbara Guimarães, destacou que atualmente as organizações estão articuladas entre si e investindo em parcerias.


“As instituições estão atuando de forma mais produtiva,realizam suas atividades com mais qualidade e buscam fortalecer a integração entre as organizações”, disse.


A coordenadora de projetos da Associação Esther Siqueira Tillmann, Mércia Souto, ressaltou que a troca de experiências ocorrida no PDG foi fundamental para o progresso da instituição. “Não consigo imaginar como estaríamos hoje sem o PDG. A capacitação que recebemos proporcionou que tivéssemos uma gestão estratégica e que alcançássemos nossas metas”, destacou.


Com treinamento, as organizações mapearam e refletiram sobre as potencialidades e deficiências de suas organizações, a fim de trabalhar esses pontos de dificuldades, convertendo-os em novas forças e oportunidades. Além disso, implementaram planos para execução de ações de curto e médio prazo para a melhoria das práticas organizacionais e da execução de seus projetos.


Após o encerramento das atividades, as instituições podem continuar com o apoio do coach por meio do blog do Instituto Hartmann Regueira.


Com informações da CDN Comunicação Corporativa
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button