O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mostra o desempenho das escolas públicas brasileiras de acordo com metas pactuadas até 2011. As avaliações planejadas são periódicas e permitirem comparar a evolução das escolas a cada dois anos.
Por adesão os municípios participam da prova Brasil, do PROALFA e do PROEB – MG e recebem resultados da análise que permitem a cada escola diagnosticar seus pontos fortes e fracos, usando-os para planejar e fazer os projetos focados na aprendizagem dos alunos. Além das provas compõem o IDEB as questões do censo do INEP: matrícula, frequência, aprovação, reprovação.
Por ele pode-se programar cursos para gestores e professores, ações que envolvam a comunidade escolar, propostas ao MEC para a vinda de recursos que facilitem a aprendizagem.
Há quase 8 anos a rede municipal de Paracatu participa das avaliações do ensino fundamental.
METAS DO IDEB PARA 2011
5.3 nos anos iniciais
3.8 nos anos finais
Os resultados estão chegando: As escolas municipais Cacilda Caetano, Coraci Meireles, José Palma, Ada Santana, Maria Trindade, Nilo Sadok, Leonor Ulhoa, Dr. Antônio Ribeiro, algumas nos anos iniciais, outras nos finais, cresceram ou se mantiveram na meta 2011.
Parabéns, prossigam suas vitórias!
Nota da Secretaria Educação