A comunidade de São Domingos inaugurou, na última sexta-feira (31 de agosto), o Centro Comunitário Pastoral Cristina Coutrim. A obra contou com o apoio da Kinross Paracatu, que destinou R$ 150 mil para a compra do material de construção e da mão de obra. Outra parceira do projeto foi a Diocese de Paracatu, que ficou responsável pelo projeto de Engenharia e a cessão do terreno.
Além da presença de autoridades locais, a cerimônia contou com a participação de crianças e adolescentes, que se revezaram na apresentação de um coral e da dança do balaio, em uma demonstração da riqueza cultural da região. “É uma grande satisfação podermos apoiar a construção de um espaço que será um local de apoio para a continuidade histórica da comunidade”, afirma Fadwa Andrade, gerente de Comunicação e Relações com a Comunidade da Kinross.
O centro possui cerca de 150 metros quadrados, incluindo salas e cozinha, que irão abrigar diversas atividades de interesse da comunidade, como reuniões, cursos, palestras e oficinas. “Será um espaço multitemático, que reunirá atividades de arte, saúde, meio ambiente, culinária, religião e cidadania, voltadas para geração de renda e formação de crianças e jovens”, conta Irene dos Reis de Oliveira, que há seis meses está à frente da Associação de Moradores da Comunidade São Domingos.
A demanda para apoio na construção do centro comunitário surgiu durante as reuniões do Comitê de Diálogo Aberto para Soluções, canal de comunicação criado pela Kinross com o objetivo de tratar os questionamentos e preocupações das comunidades dos bairros vizinhos à empresa. “Para transformar a ideia em realidade, os membros da Associação de Moradores da Comunidade São Domingos arregaçaram as mangas e elaboraram um projeto, incluindo ações e cronograma, que foi enviado, em 2010, para avaliação da empresa”, explica Gilcélia Westin Cosenza, analista de Comunidade da Kinross Paracatu.
Para escolher o nome do centro, foi realizada uma votação. Quem venceu foi a artesã Cristina Coutrim, uma líder muito respeitada na comunidade. “Foi uma surpresa para mim. É o reconhecimento pelo meu trabalho e dedicação”, afirma dona Cristina, que também destaca a relevância do espaço: “O centro comunitário era um sonho da comunidade. Será um local de grande importância para a realização de diversos eventos, como as reuniões da Pastoral da Criança”.
Além das obras do Centro Comunitário Pastoral Cristina Coutrim, a Kinross Paracatu é parceira no desenvolvimento de importantes ações em São Domingos, com o objetivo de valorizar a cultura local. Dentre os projetos já realizados neste ano destacam-se a Folia de Reis, a Caretada e as festas em louvor a São João Batista e a São Domingos.
CDN Comunicação Corporativa
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.