O Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Um de seus principais objetivos é contribuir para formação do universitário como cidadão de modo a integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, pois como bem disse a equipe do Projeto Rondon da USP de 1979, “não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou pregado à parede de nossa casa. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, seus dramas, ou suas tragédias; sua historia, e sua fé no destino da nacionalidade”.
O Projeto Rondon de Julho de 2012 contou com a participação de 376 rondonistas voluntários atuando e 19 municípios do estado do Pará, houve a participação de 38 instituições de ensino de todo o Brasil, dentre as quais estava a Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, que levou 8 alunos e dois professores coordenadores para o município de Magalhães Barata, em conjunto com a Universidade de Cruz Alta do Rio Grande do Sul que também levou 8 alunos e 2 professoras coordenadoras.
Como descrever esta experiência???
Bom, foi a melhor e mais gratificante experiência de minha vida, pois além de conhecer culturas diferentes e poder ajudar uma pequena parcela da população desse país maravilhoso, aprendi muito sobre minha futura profissão, sobre a vida e principalmente sobre mim mesma. Não há como descrever o amor e carinho com os quais os moradores nos receberam, crianças que vinham correndo pela rua 'apenas' para nos abraçar… Uma troca de experiências grandiosa que todas as pessoas deveriam passar.
Participar deste projeto me trouxe uma visão diferente da realidade do nosso país, pude conhecer uma nova região, com suas belezas naturais e costumes, onde pude notar na população participante a vontade de mudar a realidade que estão acostumados.
Nele pude desenvolver mais o meu lado humano conseguindo superar os desafios que apareceram, interagindo com a comunidade, passando meu conhecimento e sempre com o sentimento de carinho e gratidão de todos. Tive ainda o privilégio de fazer novas amizades, tanto com as pessoas que são da FINOM das quais algumas eu ainda não conhecia, quanto os que são da UNICRUZ.
Enfim, só tenho a agradecer a Deus pelo presente que me deu quando me permitiu participar deste projeto tão grandioso.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.