Pode até não parecer, mas nem sempre você ganha e o autor perde quando assunto é pirataria. Quando você compra um CD na banquinha do Camelô da esquina (a ta, você não faz mais isso) ou quando você faz um download no quase extinto Kazaa (aquele que era novidade o ano passado), ou qualquer maneira de “baixar” um programa, uma música… a pirataria de propriedade intelectual já está no nosso cotidiano há algum tempo. E, você pode até ter esquecido, mas isso é um ato ilícito, um crime.
Mas afinal, será mesmo que a pirataria é tão ruim assim? Quem se beneficia e quem perde com isso?
A compra de conteúdos digitais sem o pagamento das permissões de uso é praticada por cidadãos de todo o mundo, mas, assim como você já viu aqui no Vida Digital antes, o Brasil é um dos campeões quando o assunto é pirataria.
Os motivos pra esse destaque negativo são muitos. Primeiramente, tem a diferença enorme entre o poder aquisitivo dos brasileiros em relação ao da população dos países ditos desenvolvidos. E pra complicar mais ainda, filmes, jogos, músicas e até livros costumam ser muitos mais caros aqui por causa dos altos impostos cobrados e do fraco desempenho da indústria local.
Podemos afirmar que ser legal no Brasil custa caro, e isso faz dos CDs copiados disponíveis por menos de dez reais nas lojas ilícitas, (menos??) Cinco reais!!! (menos??) Dois reais (Maios ou menos)… Pois é, 2 reais ou menos. Uma verdadeira tentação.
E outra, com o aumento da disponibilidade de acesso a internet, fazer o download acabou se tornando a opção número um.
Então, veja: os “pirateadores” que distribuem os discos copiados ou os sites que recebem quantias pela publicidade gerada pelos acessos ganham um bom dinheiro com a pirataria, especialmente no Brasil.
Mas o que mais dá dinheiro mesmo é o “pós download”. Porque o que eu mais tenho visto recentemente, (isso eu falo também em nome dos meus amigos técnicos que tem me confirmado isso dia após dia) são casos de usuários que vão baixando e executando tudo que vêem na frente, inclusive vírus, worms e malwares… E quando o computador trava, quando é invadido, quando tá lendo, quando roubam sua senha ou seus arquivos você tem que chamar o técnico e ainda afirma… Mas eu não fiz nada! Realmente, nada… nem se protegeu, nem se cuidou…
Conclusão: Você nem sempre ganha com a pirataria porque as vezes o barato sai caro!
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.